MTur inicia seminários sobre destinos de São João por Campina Grande nesta terça (15)

0
92
São João de Campina Grande (PB) - Imagem: Divulgação

Atividade contempla municípios que realizam festejos juninos geradores de fluxo turístico, com impacto na economia local, selecionados em chamada pública da Pasta

O Ministério do Turismo promove, até o final de agosto, seminários de promoção e qualificação nos cinco destinos contemplados na chamada pública para promoção e apoio à comercialização de festejos juninos. O primeiro município a receber as equipes do MTur será Campina Grande (PB), na próxima terça-feira, dia (15) de agosto. A cidade paraibana promove uma das festas juninas mais frequentadas do país.

Durante os seminários serão feitos balanços dos festejos juninos realizados este ano, além da discussão das necessidades dos municípios para a promoção e qualificação de seus produtos e serviços. Os representantes do MTur tratarão ainda de temas como qualificação profissional, boas práticas no Turismo Responsável, tendências e segmentação no turismo, além de reforçarem a importância do Cadastur, cadastro de prestadores de serviços turísticos, como ferramenta de incentivo à formalização.

“Essas reuniões são de suma importância para que o ministério e os representantes do turismo nos municípios estejam sempre alinhados e trocando informações sobre temas de interesse mútuo como a qualificação profissional e os mecanismos de promoção e comercialização dos destinos”, avalia a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra.

A realização dos seminários será uma oportunidade também para avaliação dos resultados alcançados com a realização de press trip (visita de jornalistas e influenciadores digitais) durante as festas de São João, em junho e julho passados.  As viagens à Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA) – municípios escolhidos por chamada pública – resultaram na publicação de reportagens nos principais jornais, veículos onlines e redes sociais do país. A ação faz parte da estratégia do Ministério de transformar os festejos juninos em produtos atrativos para os mercados interno e internacional.

Entre os convidados para os seminários estão prestadores de serviços turísticos (empresários, receptivos locais), pessoas e associações relacionadas aos festejos juninos, associações locais e entidades relacionadas ao turismo, além de gestores públicos.

Calendário dos seminários:

15/8 – Campina Grande – PB
17/8 – Belo Horizonte – MG
22/8 – São Luis – MA
24/8 – Bragança – PA
29/8 – Corumbá – MS

Ascom MTur