Prefeitos, instituições parceiras e empreendedores do Cariri apresentarão direcionamento estratégico até 2022 e finalizarão as reuniões de 2015 do Pacto Novo Cariri

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, realizará o 5º Encontro de Prefeitos do Cariri nesta terça-feira (24). O Encontro terá o tema “Construindo os caminhos do futuro” e contará com 31 prefeitos, representantes de instituições parceiras e empreendedores do território. Todos poderão ver o direcionamento estratégico de atuação até 2022 nesta última reunião de 2015 do Pacto Novo Cariri. O Pacto retornará em 2016 já com a prática das ações planejadas.

O desenvolvimento territorial continua sendo trabalhado durante o Encontro pelo Pacto Novo Cariri, um consórcio modelo para o Brasil atuando na Paraíba. Mais ações sustentáveis deverão surgir no território em sete anos de construção coletiva, como barragens e investimentos na caprinocultura, entre outras. As sugestões das ações são discutidas e preparadas para se transformarem em documento de pleito dos atores locais. 

A gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, acredita que esse trabalho coletivo dos prefeitos mostrará a situação atual da localidade. As potencialidades e oportunidades de desenvolvimento da região, os gargalos limites e obstáculos que têm dificultado o desenvolvimento são amplamente debatidos. 

“Uma das prioridades dos trabalhos do Pacto é estimular a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), de número 123/2006. Dos 223 municípios do Estado, menos de 100 estão com a Lei implementada. É preciso um engajamento coletivo para as prefeituras do Cariri realizarem essa implementação”, disse. O evento está sendo realizado pela Associação de Moradores do Cariri Paraibano (Amcap), prefeitura municipal e Sebrae.

A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, disse que apoia o Encontro com boas expectativas. “Uma das coisas mais importantes que tem nesse trabalho público é quando tem essa parceria. Quando a gente quer crescer, a gente cresce junto. Como somos um Cariri sofrido, temos que buscar essas parcerias intermunicipais e institucionais. Era uma necessidade nossa, consolidada agora pelo Sebrae. Algo muito importante também para cada um individualmente, que vai poder levar as informações para todas as cidades”, disse. 

O primeiro Encontro ocorreu dia 14 de julho em Campina Grande e 26 prefeitos participaram. O segundo, dia 26 de agosto, ocorreu em Coxixola e contou com 27 representantes das prefeituras. O Pacto foi retomado em abril deste ano e o grupo realizou, na semana seguinte, eventos em Taperoá e na cidade de Gurjão, em julho. O terceiro Encontro foi na cidade de Sumé, no mês de setembro, onde 27 representantes das prefeituras participaram.

No último encontro, em Barra de São Miguel, em outubro, o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo Lins Filho disse que a cidade de Monteiro receberá as águas do Rio São Francisco ainda em 2016. O secretário apresentou os trabalhos realizados pelo governo até o fim deste ano. Dois projetos estão em andamento, as adutoras para as cidades do Congo e Boqueirão. Foi mostrada a infraestrutura da Transposição do Rio São Francisco, principalmente no Cariri.

5º Encontro de Prefeitos do Cariri

Data: Terça-feira (24)

Hora: A partir das 9h

Local: Clube Municipal Alexandre da Silva Brito, Parque das Águas – Monteiro/PB

Ascom SEBRAE PB
Foto: Divulgação