Representantes do Ministério do Turismo e da iniciativa privada visitam Orlando e Miami em busca de práticas que podem ser adaptadas para o contexto nacional

O Ministério do Turismo promove esta semana uma agenda internacional para conhecer boas práticas voltadas aos parques temáticos, ao turismo náutico, à simplificação de licenciamento e à atração de investimentos. O objetivo é adaptar para a realidade nacional experiências bem-sucedidas nos Estados Unidos. As reuniões técnicas com representantes do governo e empresários americanos serão realizadas em Orlando, hoje quinta-feira (4), e Miami, na sexta (5).

“O Brasil tem potencialidades em diversas áreas do turismo, entre elas a náutica. Temos de encontrar soluções para desatar nós e facilitar o desenvolvimento. A experiência bem-sucedida de outros países, adaptada a nossa realidade, com certeza ajudará no processo”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. A missão também será integrada pelo diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo, Eduardo Golin, e representantes da iniciativa privada.

No primeiro dia, a comitiva brasileira tem encontro marcado com representantes da Visit Orlando, entidade privada sem fins lucrativos em funcionamento desde 1983, representante de mais de 1,4 mil empresas turísticas da Flórida. Na pauta, o mapeamento de mecanismos de atração de investimentos, relacionamento com órgãos públicos para facilitação de condições e fomento ao turismo na região. O impacto econômico e a importância dos parques como atrativo turístico também serão tema de discussão. Os dez parques de diversão mais visitados dos EUA receberam juntos 101,2 milhões de visitas.

Na sexta-feira (5), a agenda prevê audiências com o presidente da Miami Convention & Visitors Bureau, William Talbert III; com o diretor do Departamento de Proteção Ambiental da Flórida, Jennifer Smith; com o presidente da Associação dos Hotéis de Praia de Miami, Wendy Kallergis; com o diretor do Aeroporto Internacional de Miami, Emilio Gonzalez; diretor-executivo da Associação de Marinas Industriais da Flórida do Sul, Philip Purcell; com o diretor do Porto de Miami, Dodge Island; com o representantes da Câmara de Comércio de Miami, do Parque Nacional Biscayne.

Mtur
Foto: reprodução