Minas Gerais lança maior rota de turismo religioso do Brasil

0
172
Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) - Imagem: Divulgação

Minas Gerais traz em sua bagagem uma cultura religiosa muito forte.  As peregrinações e as festas religiosas fazem parte do calendário de várias cidades mineiras e são as principais responsáveis por movimentar o turismo religioso no Estado

Essa história tricentenária de fé e religiosidade será celebrada entre os dias (1º) a (3) de setembro, durante a abertura do II Salão Nacional do Turismo Religioso, com o lançamento oficial do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), em Caeté. Aproveitando esse momento único, a maior rota de turismo religioso do Brasil – o CRER – realiza a Romaria 550, que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.

Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso no Estado, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) aposta na diversificação da oferta turística das regiões que abraçam a rota. Além disso, contribui para a manutenção da tradição histórico-cultural das comunidades locais. “Vale ressaltar que desde o período colonial, Minas Gerais sempre deu grande valor ao turismo religioso e em nossa gestão estamos trabalhando para que o setor continue crescendo e atraindo cada vez mais turistas para Minas Gerais, na expectativa de que o Estado se desenvolva economicamente e continue sendo referência para os fiéis”, afirma o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. “Por meio do Caminho Religioso da Estrada Real os peregrinos poderão conhecer nosso Estado não apenas pelas experiências de fé e sim em suas mais variadas formas, como a gastronomia, história e cultura”, completa Faria.

CRER

Inspirado no consagrado Caminho de Santiago de Compostela, da França à Espanha, o CRER tem como objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais a partir da formatação de produtos turísticos que associem experiências turísticas à religiosidade, que é marcante no Estado.

Para mais informações de como participar da Romaria 550 basta acessar o site: www.sacrumbrasilidades.com.

Ascom Setur MG