Jamais em seus mais de 12 anos (foi fundada em fevereiro de 2002), a Academia Brasileira de Eventos teve um dia de tanta visibilidade como no dia 7 de julho de 2014. Lógico que isto teve muito a ver com a presença do homenageado e palestrante, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

020medalhameritod-4Os cerca de 400 convidados para a posse da nova diretoria e novos acadêmicos incluídos puderam comprovar mais uma vez o carisma do político que ainda hoje é uma das principais e mais respeitadas figuras do cenário brasileiro, lembrado por uma gestão que trouxe força e importância comprovada para o setor. Daí o reconhecimento do empresariado, de nomes e lideranças para homenagear o político com o Mérito Acadêmico, que foi concedido pela Academia na solenidade que aconteceu dia (7) deste, no Center Norte, em São Paulo.
A presença de Fernando Henrique no evento teve algumas peripécias bem curiosas. Na sexta (4), sua agenda descartava o compromisso em razão de outros assumidos. Pois foi com muita fé, assim que recebeu um email com o “infelizmente” iniciando o texto, que o presidente a ser empossado, Sérgio Pasqualin, agilizou contatos para reiterar o convite e o seu significado. A interlocução levou a contatos e à confirmação pessoal, a mostrar que o executivo terá uma presidência de muita ação e inteligência emocional.

018sergiopresidabe-d4Pasqualin ousou e foi além, enviando flores a Fernando Henrique

“Foi a primeira vez que recebi um bouquet de um homem”, brincou o ex-presidente em sua descontraída introdução para as homenagens e exposição sobre questões relacionadas, sabedor que “ainda temos muito que trabalhar em pról de um turismo melhor”.
O ex-presidente contou sobre experiências vividas – “sou um viajante nato, gosto mesmo e viajo bastante”. Ressaltou a confiança em medidas positivas e necessárias para o setor com uma maior e melhor promoção e divulgação. O seu entusiasmo crescente, porém, foi ao saber da proposta educacional avançada que a Academia pretende realizar, e que já teve um demonstrativo na doação feita de mais de 200 livros sobre turismo e eventos para o seu instituto.

030livrospara-4dDois livros foram entregues simbolizando esta ação, depois que FHC recebeu a medalha comemorativa e foi o centro de atenções do evento

Entre livros e flores, o ex-presidente soube que foi pelo motivo de sua homenagem que um amplo – senão o primeiro – levantamento sobre a produção literária e editada no Brasil sobre o turismo e eventos foi realizada. Trabalho coordenado pela professora Antonia Marisa Canton, da cadeira 18 e diretora de Eventos e Projetos. Em torno de 500 títulos foram publicados desde que FHC deu destaque à importância do setor, ainda quando Ministro da Fazenda.

Proximamente, quando estiver em ativo a biblioteca circulante da Academia, um dos projetos que a nova diretoria vai executar nesta gestão, toda a produção ficará disponível para alunos, acadêmicos e profissionais do setor. Para um mestre, professor e sociológo como Fernando Henrique, é um presente indispensável.

Fonte e Fotos: Travel3