A natureza exuberante às margens da capital amazonense atrai um número cada vez maior de visitantes internacionais para a região. Boa parte deles interessados em navegar pelos rios abundantes que cortam o estado. O número de cruzeiros vindos dos Estados Unidos cresceu de sete para dez nesta temporada, de acordo com a Amazonastur. Os norte-americanos, não por acaso, estão em primeiro lugar no rankingdos turistas estrangeiros que visitam Manaus: são 28,6% do público internacional, segundo estudo do Ministério do Turismo (MTur).

A maior floresta tropical do planeta é o principal atrativo dos estrangeiros. Mais de 70% vêm em busca de ecoturismo e aventura e 51% se hospedam em hotéis, flats ou pousadas.

Na próxima sexta-feira (23), por volta das 13 horas, o nono transatlântico da Temporada de Cruzeiros 2014/2015 chega a Manaus trazendo cerca de mil turistas. Os visitantes serão recebidos pela equipe da Amazonastur e Manausculte, que distribuíram um mapa para orientar o passeio na cidade.

O aumento da atividade turística, incluindo os cruzeiros, aquece a economia da cidade. De acordo com dados da Amazonastur, as despesas dos turistas serão 12,81% maiores se comparados ao da temporada anterior, quando o acumulado foi de U$ 2,9 milhões. Os gastos médios per capita dos estrangeiros no Brasil são de cerca de US$ 70,25 por dia, segundo o MTur.

A culinária amazônica também é bastante atrativa, com uma grande variedade de frutas, peixes, folhas e temperos de sabores exóticos. Ela é avaliada positivamente por 90% do público estrangeiro, assim como os restaurantes de Manaus, 91,6% de aprovação.

*Com reportagem da Amazonastur

Leia mais sobre a cidade: 

Manaus celebra 345 anos de cultura e belezas naturais

Fonte: Ascom MTur
Foto: Divulgação