Quando novos, somos sempre questionados sobre a nossa bagagem de vida, nossas experiências, ambições e futuro, mas só pensamos em nossos sonhos. Já mais velhos, queremos saber como enriquecer a nossa vida, viver melhor e pensar nos legados que vamos deixar para as futuras gerações. Há tempos que falamos em globalização, abundância e facilidade de aquisição de produtos e serviços. São tantas as ofertas e facilidades que já não temos mais problemas e dificuldades em encontrar o que queremos. Entretanto, com toda esta informação e com a inquietude dos seres humanos, buscamos sempre mais.

Dentre todas estas oportunidades, queremos selecionar e viver experiências únicas, experiências que enriqueçam a nossa vida e sejam especiais. Queremos ter boas histórias para contar durante (pois não desconectamos das mídias sociais) e depois das nossas viagens. Afinal, quem não gosta de compartilhar o que de bom acontece em nossas vidas, principalmente os fatos marcantes?

Eis que surge a oportunidade de investirmos em algo mais e contribuirmos com a “Bagagem de Vida” de nossos hóspedes e clientes. E, para realmente ser relevante e marcar a memória das pessoas, não pode ser uma contribuição qualquer, tem que ser algo ousado, inusitado, que dê o que falar e que as pessoas sejam realmente tocadas e surpreendidas. Afinal, todos nós queremos experiências que realmente façam sentido em nossas vidas, certo?

E como conquistar um espaço na imensa e peculiar bagagem de nossos clientes e hóspedes, como sermos melhores que os típicos souvenirs, que possuem seu espaço cativo há anos? Ponto fácil: aposte na sua criatividade, não tema, busque maneiras de envolver as pessoas, principalmente quando elas podem também colocar a sua marca nesta experiência.

Que tal apostar no DNA? Não, não veja isso como um experimento genético, afinal, DNA pode ser muito mais que um aglomerado de moléculas que carregam nosso material genético. Na nossa área vamos tratar DNA como uma experiência que carrega a nossa própria marca e nossas principais características. As pessoas perceberam que podem ter muito mais do que um chaveiro ou um imã de geladeira, elas podem ter “o chaveiro”.

Será mais interessante voltar de viagem e contar que experimentou a bebida típica do lugar ou que fez a bebida e que ficou muito boa (ou não)? Será mais interessante realizar a refeição em um restaurante com menu assinado por um famoso chef ou ter a experiência de acompanhar o preparo do seu prato ao lado desta incrível pessoa? Queremos simplesmente conhecer localidades e fatos históricos ou trazer parte desta história? Ouvir samba ou aprender a sambar? Por que não carregar na mala o tempero secreto de uma receita que faz você salivar a qualquer hora? O turista quer experiências únicas, quer viver como os locais, quer contar histórias que mais ninguém contou.

Hoje tudo isso é uma forte tendência, mas há empresas e localidades que entenderam as motivações dos seres humanos e apostam nisso há muito tempo. Em 2004, estive em Hokitika, uma pequena cidade (cerca de 3 mil habitantes) localizada na Costa Oeste da Nova Zelândia. Como toda localidade, há sempre algo que caracteriza o lugar e lá o garimpo faz parte da sua história, possuindo uma tradicional fonte de pounamu (pedra verde, se traduzida do Maori) – a pedra Jade. É claro que há várias lojas que vendem todo e qualquer tipo de joia, elementos de decoração e bibelôs feitos com a pedra, mas lembro que fiquei impressionada quando me hospedei em um simples hostel que permitia a criação da sua própria peça com a pedra. O proprietário era o responsável pelo workshop e todos ficavam extremamente orgulhosos e felizes em exibir suas criações. Isso lá em 2004!

Há quanto tempo a Disney investe em sonhos, experiências, em criar mágica e permitir que o Mickey Mouse tome o café da manhã ao seu lado ou que as meninas se tornem princesas por um dia?

Ou seja, é mais do que hora de colocar a sua marca definitivamente na vida das pessoas para que levem muito mais do que a chave do seu hotel ou a foto do seu prato no Instagram. Queremos que ela leve a sua contribuição dentro da sua alma, que compartilhe a sua experiência e instigue outras pessoas a vivenciarem o seu hotel, a sua localidade, a história do lugar. Entenda o que faz do seu negócio especial e desenvolva ações para serem levadas na memória e no coração!

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*Karina Andrade é Consultora da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.