Mais de 75,4 mil pessoas visitaram Estação Cabo Branco no primeiro semestre deste ano

0
88
Estação Cabo Branco, João Pessoa (PB) - Imagem: Divulgação

Por Adriana Crisanto

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, neste primeiro semestre do ano 2017 teve um fluxo de visitantes correspondente a 75.433 pessoas que circularam pelo complexo neste período. O levantamento dos dados corresponde às visitas do público no espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante (contabilizados por meio dos livros de assinaturas), o número de eventos externos e do trânsito de pessoas que participam ativamente dos projetos e eventos sociais e educativos da casa.

Os dados levantados são dos setores de Eventos e Gestão Educacional que trabalham diretamente com o público interno e externo que frequenta a Estação Cabo Branco durante todo o ano. Segundo dados do Setor de Gestão Educacional, a Semana Nacional de Quadrinhos recebeu, em apenas um dia de evento, 1.500 pessoas, em janeiro deste ano. Em março, o mesmo setor recebeu a visita e participação de 500 pessoas nas ações referentes à Semana da Mulher. Em abril, o Festival de Dança levou para o auditório da casa 700 pessoas entre público e participantes do evento.

A diretora geral da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, comentou que a casa é de inclusão e neste período só o evento da Síndrome de Down lotou o auditório da casa e trouxe um público muito especial para visitar e participar das atividades de arte e educação.

As atividades gratuitas (oficinas, workshops, seminários, cursos, práticas alternativas, etc) oferecidas pela Estação Cabo Branco durante todo o ano é um dos fatores que tem contribuído para manter um fluxo constante de público. No ano de 2013, segundo dados dos setores administrativos, circularam pelo complexo 51.547 pessoas. “Inferior, pois se compararmos, em um semestre apenas teve um fluxo de 75 mil pessoas”, acrescentou a chefe do setor de Gestão Educacional, Débora Carvalho, isso demonstra, segundo a educadora, que o número aumentou em apenas um semestre.

Neste semestre o espaço expositivo recebeu 23 exposições de artes plásticas, visuais, instalações (coletivas e individuais). As exposições Natureza que Habito (Associart/PB), Simetria do Tempo (Ana Lúcia Pinto), Entre Páginas (Quadrinhos) e Todos Iguais, Todos Diferentes (Coletiva de Alberto Banal) contabilizaram juntas um público, presente no local, de 20.372 pessoas, de acordo com os livros de assinaturas públicas que se encontram nas exposições.

O setor de eventos da Estação Cabo Branco recebeu vários eventos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e segundo dados do setor, participaram, só neste semestre, aproximadamente 15.500 pessoas. Os eventos neste semestre que tiveram o maior número de participantes foram: o treinamento da AETC/JP, o encontro dos Jipeiros (em abril), o show da banda Pink Floyd Cover Paraíba foram alguns dos eventos que mais gerou público. “Aproximadamente 2.500 pessoas, só nestes três eventos”, comentou o chefe do setor, Rivaldo Dias.

Durante todo este mês de julho, a casa disponibiliza várias atividades gratuitas no mês de férias que podem ser conferidas no site da Estação Cabo Branco (www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb) ou pelos fones: 3214.8270/3214.8303.

Secom JP