“Locomotiva do Forró” já está em Campina Grande

0
121
Imagem, reprodução

Atração está completando 20 anos e terá uma Estação Cultural no Distrito de Galante

Dentro da programação d’O Maior São João do Mundo, existem alguns atrativos diferenciados. Um dos mais importantes e significativos entre os forrozeiros é a Locomotiva do Forró, que já está no roteiro dos turistas há 20 anos. O trem desembarcou em Campina Grande na manhã desta segunda-feira (29), na antiga Estação Nova (próximo ao 2º BPM), após ter sido transportado pela BR 230, em oito carretas, a partir de Cabedelo

locomSó a locomotiva pesa 65 toneladas e seus sete vagões, mais 38 toneladas cada. O transporte foi feito pela rodovia, como no ano passado, devido ao estado de deterioração da malha férrea da Paraíba. O trecho entre Campina Grande e o distrito de Galante, percurso que o atrativo turístico percorre durante O Maior São João do Mundo, já foi recuperado e devidamente limpo pela Prefeitura Municipal, no mês de abril e está pronto para as viagens culturais.

Para esta edição da Locomotiva do Forró, a Autocar Turismo, empresa que administra o atrativo desde 2016, preparou oito passeios. O trem temático sairá nos dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de junho. Especialmente no primeiro dia, 10 de junho, haverá um vagão VIP para jornalistas e convidados, resgatando o estilo dos vagões utilizados no passado para o transporte de passageiros, a fim de comemorar as duas décadas de Locomotiva do Forró no São João de Campina Grande.

locoJá no dia 02 de julho, o trem fará outro passeio especial, exclusivo para os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa foi uma solicitação do prefeito Romero Rodrigues aos empresários Albaniza Miranda e Flávio Miranda, da Autocar Turismo, durante o lançamento da Locomotiva do Forró 2017, no dia 16 de maio.

Maior evento diurno d’O Maior São João do Mundo, a Locomotiva do Forró tem capacidade para mil turistas em cada viagem. O trajeto tem mais de 20 km e dura em média duas horas, com partida da Estação Velha, no Centro de Campina Grande e chegada na Estação Cultural, que está sendo instalada no distrito de Galante.

lomotSegundo Albaniza Miranda, da Autocar Turismo, na Estação Cultural haverá um Museu Interativo do Forró, com exposição musicográfica contando a história do ritmo mais popular do nordeste, além de espaços gastronômicos e uma feira de artesanato.

Com o percurso de volta, são quase quatro horas de forró e animação dentro do trem, além de toda a programação d’O Maior São João do Mundo no distrito de Galante, como apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, uma variedade de restaurantes e barracas temáticas com comidas típicas, e shows musicais no Mercado Público, palhoças e no Palco Principal.

As passagens para a Locomotiva do Forró 2017 podem ser adquiridas na Autocar Turismo (Rua Dr. Severino Ribeiro Cruz, nº 625 – em frente ao Museu dos Três Pandeiros), através do site www.locomotivadoforro.com.br ou pelo telefone (83) 8658-0516