Por Ana Célia Macedo

Realizada ontem, em Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba, oficina para explanação do processo de atualização do Mapa da Regionalização do Turismo e da Categorização dos Municípios.

O remapeamento é uma exigência do Ministério do Turismo e deve contar com uma Estância de Governança que reúne pessoas do poder público, associações, sociedade civil organizada, ONGs, e universidades, formando uma gestão descentralizada em prol do turismo.

Segundo Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvomento do Turismo e interlocurora do Estado, e uma das responsáveis pela criação das estâncias, nas reuniões, são discutidos, assuntos,  estratégias, políticas públicas e planejamento para o Município e para a região.

A Oficina reuniu representantes dos municípios de Santa Rita com Forte Velho, Lucena, Rio Tinto, Barra de Mamanguape, Baía da Traíção, Barra de Camaratuba, distrito de Mataraca, que já participam da estância de governança por meio do Fórum Sustentável das Trilhas dos Potiguaras. A atividade foi realizada no centro de treinamento do SESI.

As oficinas seguem até o dia (25) de abril, período em  que serão visitadas todas as regiões e validadas no sistema do Ministério do Turismo.