João Pessoa recebe conferência internacional sobre tubarões

0
Conferência reúne pesquisadores, estudantes e profissionais dos estudos dos elasmobrânquios - subclasse de peixes que inclui os tubarões e as raias - Foto: Rodrigo Valença / Divulgação

Inscrições estão abertas; evento acontece de (3) a (8) de junho

João Pessoa vai receber, em junho, uma conferência internacional dedicada aos estudos dos elasmobrânquios – subclasse de peixes que inclui os tubarões e as raias. A Sharks International Conference vai acontecer de (3) a (8) de junho, no Tropical Hotel Tambaú.

As atividades do evento vão incluir conferências, simpósios, minicursos, apresentações orais e de painéis, além de reuniões dos grupos científicos envolvidos. No total, será esperado um total de 520 pessoas, entre profissionais, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação.

As inscrições para o evento estão abertas no site oficial até (25) de maio de 2018 e a submissão de trabalhos se encerra em (28) de fevereiro. Os valores das inscrições variam de R$ 540 a R$ 1.200, dependendo da categoria do participante.

A Sharks International Conference teve suas duas primeiras edições realizadas em Cairns, na Austrália (2010), e em Durban, na África do Sul (2014). A conferência de João Pessoa também vai sediar as reuniões da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), American Elasmobranch Society (AES) e Fundação Squalus da Colômbia.

A SBEEL realiza reuniões bianualmente, desde 1997 e serve como o principal local de discussão para a pesquisa, conservação e gestão de elasmobrânquios no Brasil. A reunião mais recente da SBEEL ocorreu em 2016 em Penedo, em Alagoas. A AES realiza reuniões anuais desde 1987 e sua reunião de 2003 ocorreu em Manaus, no Amazonas. A reunião de julho de 2017 foi realizada na cidade de Austin, no Texas. A Squalus reúne-se bianualmente desde 2008. Sua reunião mais recente ocorreu em Bogotá, na Colômbia, em 2016.