Tornar a cidade de João Pessoa cada vez mais verde e bonita. É com esse objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Capital está desenvolvendo diversos projetos paisagísticos em vários bairros. Duas avenidas já ganharam novo gramado e novas mudas de plantas ornamentais, outras nove estão em execução e dez em estudo. As avenidas João Machado, no Centro, e João Maurício, em Manaíra, foram as primeiras a serem concluídas.

Neste mês, a Diretoria de Paisagismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou outros nove projetos. São eles: Avenida Rodrigues Chaves e Rosa Nina Lima, ambas no Varadouro; Maximiano de Figueiredo e Camilo de Holanda, no Centro; Sérgio Guerra, nos Bancários; Castelo Branco, em frente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ranieri Mazilli, no Cristo Redentor; João Cirilo da Silva, no Altiplano; e a Avenida governador Antônio Mariz, em Quadramares.

“A composição básica de um plano de urbanização e paisagismo de qualquer área depende da combinação de espécies vegetais, que além de representarem a realidade do habitat natural, venha expressar uma beleza capaz de compor uma paisagem suave e discreta. Como sabemos, João Pessoa apresenta um vasto potencial verde, onde é referência como uma das cidades mais verdes do mundo”, destacou o diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves.

Cerca de 70 homens trabalham diariamente nos locais e uma equipe de arquitetos foi escalada para auxiliar nos projetos. “O prefeito Luciano Cartaxo tem dado todo o apoio à Sedurb no sentido de desenvolvermos diversos projetos paisagísticos de relevância para o município”, ressaltou o secretário da pasta, João Almeida.

sedurb_paisagismo-1

Na Avenida João Maurício, que fica localizada na orla da Capital, foram colocados 3.500 m² de grama esmeralda, 180 m³ de terra vegetal, além de 150 mudas de coqueiros. Já na Avenida João Machado, foram 2.441 m² de grama esmeralda, 380 m³ de terra vegetal e cerca de 3.500 mudas de plantas ornamentais.

“Nosso objetivo é de restauração e revitalização desses locais, de incontestável valor ambiental. Pensamos na estrutura paisagística dentro dos moldes dos grandes centros urbanos, apresentando aspectos agradáveis e harmônicos, tornando-os mais belos e atrativos”, disse o diretor de paisagismo, Sérgio Chaves.

Parcerias – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano conta com o apoio de outros órgãos da PMJP, como é o caso da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).