Levantamento feito pelo Ministério do Turismo mostra que 95% dos visitantes internacionais que estiveram no Brasil durante a Copa do Mundo da Fifa apresentaram a intenção de retornar ao País. Durante este período, João Pessoa recebeu turistas, de dentro e de fora do Brasil, e muitos externaram, através das redes sociais, a vontade de voltar, e até mesmo de morar na Capital paraibana.
Os visitantes, que estavam hospedados tanto em João Pessoa, quanto nas cidades-sede da Copa próximas do Estado, como Natal (RN) e Recife (PE), aproveitaram os dias sem jogos para visitar João Pessoa. Nos principais pontos turísticos da cidade era possível encontrar mexicanos, portugueses, argentinos, americanos e japoneses, além de pessoas de outras nacionalidades.
A vinda desses turistas confirma o resultado do ranking divulgado na nova edição do estudo Hotel Price Index (HPI)*, produzido pela Hoteis.com, que traz João Pessoa na lista das 20 cidades mais visitadas durante a realização do Mundial.
De acordo com o secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Bruno Farias, João Pessoa foi beneficiada pela sua localização, ficando a poucas horas de duas cidades-sede, Natal e Recife. “Aproveitamos essa condição para atrair as pessoas que estavam acompanhando sua seleção nestas cidades e, com isso, ganhamos uma mídia espontânea. Os turistas desfrutaram das nossas belezas naturais, da nossa culinária, da nossa história, cultura e hospitalidade”.
Ainda sobre a vinda dessas pessoas para a Capital paraibana, Bruno Farias enfatizou que o feedback dos turistas irá contribuir com o aumento de visitantes na cidade. “Em um futuro próximo iremos colher os frutos do que aconteceu neste período, pois brevemente teremos um aumento no fluxo de pessoas em João Pessoa”.
Confira a lista completa dos destinos mais visitados por estrangeiros no Brasil, no 1º semestre de 2014:
Ranking
1 Rio de Janeiro
2 São Paulo
3 Salvador
4 Brasília
5 Foz do Iguaçu
6 Belo Horizonte
7 Porto Alegre
8 Manaus
9 Fortaleza
10 Natal
11 Curitiba
12 Búzios
13 Florianópolis
14 Ipojuca
15 Recife
16 Campinas
17 Tibau do Sul
18 Paraty
19 Barueri
20 João Pessoa

Diario do País
Foto: Divulgação