Ivane Fávero recebe título de Cidadã Garibaldense

0
89
Entrega Título Cidadã Garibaldense a Ivane Fávero - Foto: Valéria Loch / Divulgação

A ex-secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Maria Remus Fávero, recebeu, pela Câmara de Vereadores de Garibaldi, o título de Cidadã Garibaldense. A honraria foi aprovada por unanimidade pela Câmara e o prefeito sancionou a Lei Municipal 5.015. O título foi concedido no dia de aniversário de Ivane, na última segunda-feira, dia (23) de outubro.

O prefeito Antonio Cettolin, o secretário de Turismo e Cultura Paulo Salvi e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), César Nicolini, participaram da mesa e das homenagens, que tiveram entre o público familiares e amigos de Ivane. Os líderes das bancadas da Câmara, bem como o presidente do Legislativo, André Busa também agradeceram o trabalho de Ivane em prol do turismo e da cultura, ressaltando o quanto os setores tiveram bons resultados em sua gestão.

O vereador Tiago Ferranti, em nome da bancada do PP, cumprimentou a homenageada pelos relevantes feitos para o turismo. Como enólogo, destacou a eleição, em 23 de junho deste ano em um congresso na Itália, que tornou Ivane presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), colocando o Brasil no mapa enoturístico mundial.

Em nome da bancada do PDT, o pronunciamento foi feito pelo vereador José Bortolini. Para ele, o turismo de Garibaldi teve um marco significativo a partir do trabalho de Ivane, e salientou que o atual secretário, Paulo Salvi, está dando uma boa sequência ao trabalho.

O vereador Luiz Flori Castro, em nome do PTB, disse que todos se beneficiam com a semente plantada no turismo por Ivane. Também desejou a ela uma carreira de ainda muito sucesso.

Eldo Milani, em nome do PMDB, declarou que Ivane agora é filha de Garibaldi e cumprimentou pela transformação do turismo da cidade. Segundo Milani, Ivane conseguiu dar novos ares ao município.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o turismo de Garibaldi está muito bem estruturado e assim fica mais fácil avançar. Uma das necessidades é a ampliação do setor hoteleiro que está ganhando força como novos hotéis em construção. Salvi também reforçou que a despoluição visual, especialmente no Centro Histórico, e o lançamento da Rota Cinematográfica, ideias iniciais da Ivane, serão formalizadas em breve.

O presidente do Comtur, César Nicolini, falou do espírito de liderança de Ivane que tem na cidade o reconhecimento do seu trabalho. Nos últimos 12 anos, ela vem repassando o seu conhecimento a muitas pessoas que se beneficiam com as suas ideias e atitudes. Agradeceu a Ivane, em nome do trade turístico, Conselho Municipal de Turismo e CIC de Garibaldi.

Em seguida, falou o prefeito Antonio Cettolin que afirmou que Ivane deixou um legado na transformação do “pensar o turismo” em Garibaldi ao retomar o orgulho e a visão do setor e da comunidade. “Por doze anos criamos uma parceira importante, respeitosa e de comprometimento para o nosso município. Você encarava os compromissos de frente e pedia uma oportunidade para inovar e fazer o novo, e assim conseguimos grande feitos para Garibaldi. Foram roteiros, eventos, captações de novelas, mas estas não foram as tuas maiores obras, a maior delas foi a de mudar o pensamento e a cultura dos garibaldenses mostrando a eles, que o turismo era viável e um negócio”. Finalizou dizendo que ele junto com sua equipe e milhares de garibaldenses tem muito orgulho de viver aqui, porque temos a Ivane conosco.

O presidente do Legislativo, André Busa, destacou que Garibaldi está completando 117 anos e, neste momento, o agradecimento é para esta personalidade que levou a cidade a conquistar muitos horizontes. Agradeceu a Ivane por todo o seu trabalho, sendo uma honra para o Legislativo prestar esta distinção e que muito orgulha tê-la como cidadã garibaldense.

Em seu pronunciamento, Ivane contou que Garibaldi é o melhor lugar do mundo para se viver. E acreditar nisso fez com que ela tivesse ainda mais comprometimento com o Município, seus moradores e visitantes. Lembrou que se falava muito sobre a cidade do “lá tinha” e, aos poucos, os projetos para o turismo rural e outras iniciativas foram chamando a atenção e melhorando a autoestima dos empreendedores. Agradeceu pelo engajamento de todas as pessoas com quem teve contato enquanto gestora pública, destacou seu atual trabalho à frente da Aenotur e o blog “Viajante Maduro”, que mantém com seu marido. Ao encerrar, Ivane cantou um trecho da música “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, acompanhada em coro pelos presentes.

Histórico de Ivane Fávero

Ivane Maria Remus Fávero é natural de Santa Tereza, nascida em 23 de outubro de 1969, filha de Oly Francisco Fávero e Rosalina Remus Fávero, casada com Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas. É mãe de Lúcia Fávero Moraes e Crislei Sabrina Fávero. É bacharel em Turismo pela PUC, especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS, em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; e Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi diretora e secretária de Turismo de Garibaldi e Bento Gonçalves, sendo em Garibaldi por três gestões, totalizando 12 anos.

Foi idealizadora de diversos projetos, entre eles a estruturação da Estrada do Sabor, Rota dos Espumantes, Garibaldi Film Commission, Via Orgânica, Garibaldi Vintage, Rota de Compras, Slow Food Primeira Colônia Italiana, articulação de acordos de irmandade com Portugal, Itália, Argentina e Portugal e reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Foi professora de cursos superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo. Também contribuiu com o Governo Estadual no sentido de desenvolver os Planos Regionais de Turismo.

Foi membro do Conselho Nacional e Estadual de Turismo, integrou os Conselhos Municipais do Turismo e Cultura, além de compor a diretoria da Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra). Foi Presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo (Anseditur) 2012-2013. Autora do Livro Políticas do Turismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – Educs- 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. Realizou palestras em vários países além do Brasil, como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguay. Em 23 de junho deste ano, foi eleita presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur).

Ascom Garibaldi / Setur