Vila St. Gallen, casa da cerveja Therezópolis, reúne foundue à luz de velas, pratos harmonizados, chopes artesanais, música e eventos especiais

Para quem procura boa gastronomia, cultura e música na alta temporada da região serrana do Rio de Janeiro, a Vila St. Gallen, em Teresópolis, é um destino imperdível. Réplica de uma pequena cidade homônima localizada na Suíça alemã, o espaço é composto por uma vila com capelinha, rua de comércio, agradáveis restaurantes, e por uma bela cervejaria – coração desta vila germânica – a Cervejaria Sankt Gallen. O centro de experiência da cerveja Therezópolis, inspirado nas tradições europeias, recebe mais de dez mil visitantes por mês.

286584_614700_2016_01_28_therezopolis___rafael_hansen__11_of_29_A Vila St. Gallen é o templo da cultura cervejeira de Teresópolis. No local, são produzidos chopes artesanais e exclusivos, criados pelos cervejeiros da casa, com edições sazonais e limitadas. Ao todo, são consumidos cerca de dois mil litros de chope a cada estação. Cervejas especiais de excelente paladar e aroma, além da tradicional linha Therezópolis, também fazem parte da experiência de múltiplos sabores de quem visita o local.

Além da cervejaria artesanal, a Vila St. Gallen oferece uma intensa programação, que vai de shows de Rock e Blues a jantares harmonizados por chefs da alta gastronomia. O espaço conta com três restaurantes, o Bistrô 1912, o Therezópolis Brew House e a Abadia Anno 613 que fazem parte de um vilarejo, onde o público encontra um pequeno comércio com loja de souvenir, sorveteria e até réplica de uma capela germânica.

Para as pessoas que não resistem a um fondue no clima da serra, a Abadia Anno 613 oferece um ambiente à luz de velas acompanhado de uma arquitetura germânica. Ao entrar, o visitante encontra o sótão de uma antiga casa decorada com livros e relíquias, que remetem à Abadia de St.Gallen, nos antigos alpes germânicos, na Suíça. A reprodução é tão fiel que até os garçons recebem o público vestidos de frades para servir fondues e raclettes, harmonizados com as cervejas da casa.

286584_614699__dsc0893_1Inspirado nos bistrôs do século passado, o restaurante Bistrô 1912 reúne o estilo Art. Noveau, com gastronomia sofisticada e cervejas especiais. O ambiente resgata o clima de um Rio de Janeiro que respirava os ares de Paris. A data que dá nome ao Bistrô é uma homenagem ao ano de lançamento da cerveja Therezópolis, criada por Alfredo Claussen.

Preservando o clima das tradicionais festas alemãs, o Therezópolis Brew House reúne gastronomia típica, apresentações de pocket shows e um mezanino dedicado aos que gostam de jogar sinuca enquanto apreciam uma boa cerveja. Além de rituais da cultura cervejeira que animam o público.

Na Vila St. Gallen também é possível participar do Bier Tour. No trajeto, o visitante pode conhecer a origem da cerveja e o processo de produção da bebida ancestral, com os ensinamentos do cervejeiro ou da sommelière de cervejas. No final da experiência, o público terá direito a uma degustação de cerveja com dicas de harmonização e vai levar para casa uma caneca da Vila St. Gallen. O Bier Tour acontece aos sábados e domingos (menos no último sábado do mês) e custa R$50.

Os interessados em se aprofundar no assunto, podem investir no Curso de Cerveja Artesanal. O curso, ministrado pelo cervejeiro Tommaso Di Martino, ensina de forma prática todas as etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, na panela. A aula dura um dia inteiro e inclui café da manhã, almoço harmonizado, degustações, apostila e certificado com a chancela da Acerva. Após 30 dias, o aluno é convidado para degustar a cerveja que produziu, harmonizada com aperitivos. O curso acontece todo último sábado do mês e custa R$450.

Vila St. Gallen – Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto – Teresópolis. Tel.: (21) 2642-1575. Quartas e Quintas-feiras das 19h à 23h; sextas-feiras e sábados das 12h à 23h; domingos das 12h às 18h. www.vilastgallen.com.br / www.cervejatherezopolis.com.br

 

Assessoria