Prefeito Luciano Cartaxo – Foto: Divulgação

Max Oliveira

O prefeito Luciano Cartaxo participou na tarde da sexta-feira (10) da apresentação do Inventário Patrimonial e Cultural de João Pessoa, que ocorreu na sede do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), no Centro. O estudo irá catalogar e mapear todos os bens móveis, imóveis, documentais e artísticos que integram o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Prefeito_IHGP_foto_julianasantos-59-300x218

O trabalho será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP) e contará com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os profissionais – historiadores e arquitetos – farão pesquisas em locais urbanos, como praças, ruas e casarões, além de eventos artísticos e culturais da cidade, a fim de documentar o que será tombado como patrimônio histórico.

 

 

Depois de inventariado, os bens materiais e imateriais passarão a ter proteção do poder público. É nesse momento que o prefeito Luciano Cartaxo garante que a Prefeitura de João Pessoa vai manter a política de valorização e resgate do seu patrimônio, a exemplo das intervenções que recuperou diversas áreas do Centro Histórico, como a Praça João Pessoa, Casa da Pólvora, a Praça da Pedra e Praça da Independência.

“Quando assumimos a Prefeitura de João Pessoa queríamos realizar esse trabalho de resgate do nosso patrimônio histórico. Apesar da crise que o país enfrenta, não desanimamos e tocamos todas as obras praticamente com os recursos próprios. Vamos manter essa mesma política, trabalhando para devolver a cidade toda a sua riqueza urbana e humana do jeito que a população merece”,Prefeito_IHGP_foto_julianasantos (116)afirmou.

O coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP), Rui Leitão, que também é historiador, destacou que João Pessoa vem recebendo o maior pacote de obras de resgate do seu patrimônio histórico dos últimos tempos. Ele ressalta a importância da gestão continuar trabalhando nesse sentido, agora atuando para identificar outros aspectos de seu valor cultural.

“Esse trabalho de resgate da memória de João Pessoa é fundamental para a nossa identidade. O prefeito Luciano Cartaxo reconhece esse valor, por isso tem realizado grandes intervenções, principalmente no nosso Centro Histórico. Agora, com o inventário, queremos identificar, catalogar e registrar o máximo do nosso patrimônio, para que receba a proteção do poder público”, afirmou Rui Leilão.

Secom JP

Fotos: Divulgação