Interlocutores estaduais decidem novos critérios para Mapa do Turismo brasileiro em reunião em Manaus

0
324
Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo com a equipe do MTur - Foto: O Concierge

Acontece desde ontem, quarta-feira (08) a 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), organizada pelo Ministério do Turismo (MTur). O evento ocorre até (11) de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus (AM). A Reunião tem o objetivo de debater e promover o intercâmbio de atividades relacionadas ao Turismo como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. Participam dessa Reunião 19 interlocutores das Unidades da Federação

No primeiro dia do Encontro o diretor do departamento de ordenamento do Turismo, Rogério Coser, apresentou, o ” Prodetur + Turismo”, que agora está linkado com o PRT, e a criação do “Selo + Turismo”. A cooordenadora-Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, apresentou as ações já desenvolvidas pelo departamento. O estatístico do MTur, André Ricardo da Costa apresentou a metodologia utilizada na Nova Categorização, e a coordenadora de posicionamentos de produtos, Fabiana Oliveira apresentou a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) suas ações e benefícios.

Construído a partir de oficinas participativas, o PRT define diretrizes para orientar sua implementação, tendo como metas a estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. Todas as decisões dos Encontros são tomadas de comum acordo entre o Ministério e os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta.

Como os resultados da reunião de Manaus, irão nortear o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos, os gestores municipais devem ficar atentos aos novos critérios do Mapa do Turismo Brasileiro, que em 2019, já ficou decidido que um dos critérios obrigatórios, será o município ter seu Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovado por meio de atas.

O encontro é promovido em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), que durante o Encontro também apresentará dados a respeito do segmento no estado.

Alessandra Lontra com Redação

 

Artigo anteriorSebrae-PB reconhece importância do Campus Festival para educação empreendedora de jovens
Próximo artigoNessa edição do Sol das Letras terá lançamento de livros de Marcos Alves e Hélder Moura
Alessandra Lontra
É formada em Marketing Estratégico. Atua na área de Turismo há mais de 30 anos. Inicialmente na área de hotelaria, atuou em agências e Operadoras de Turismo como Gerente Comercial tendo desenvolvido diversos produtos. Atuou como interlocutora/coordenadora do Grupo Gestor de João Pessoa dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, projeto Federal do Ministério do Turismo – MTur, SEBRAE Nacional, Instituto Marca Brasil – IMB e Fundação Getúlio Vargas - FGV e representante do nordeste do referido Projeto. Atuou como Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Formação Educacional e Cultural de Brasília, DF - IBRAFEC. Formação em Produção de eventos pela COMUNIK DO BRASIL. Formação em Educação Fiscal pela Escola de Administração Fazendária – ESAF, Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura pela COMUNA S/A e MinC, Diretora Comercial da Bora Ali Produções, Marketing, Consultoria & Eventos, Diretora de Marketing & Divulgação do site de notícias sobre Turismo, Cultura e Gastronomia, "O Concierge" e escreve neste Blog .