As capacitações em acessibilidade chegam, nesta semana, ao interior do Estado de Pernambuco. A primeira cidade a receber a qualificações gratuitas para o trade turístico é Petrolina. Entre os dias 10 a 20 de outubro, mais de 20 estabelecimentos, entre pousadas, equipamentos, bares e restaurantes serão beneficiados pela iniciativa. O projeto é promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As palestras são ministradas pela coordenadora do Programa Turismo Acessível, Mosana Cavalcanti, que é deficiente física. Durante os treinamentos práticos, a palestrante cria situações que acontecem corriqueiramente quando uma pessoa com deficiência física, auditiva ou visual é recepcionada ou atendida nos estabelecimentos, apontando as falhas encontradas. Nas palestras são passadas informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com a sua necessidade.

As qualificações, que antes eram destinadas a estabelecimentos situados no entorno do projeto Praia Sem Barreiras, do Programa Pernambuco Sem Barreiras, agora estão disponíveis para todos os municípios. A iniciativa visa garantir momentos de lazer a todos que visitam e residem no Estado.

Fonte: Mercado & Eventos
Foto: Reprodução