Localizada no estuário do rio Paraíba a Ilha da Restinga foi palco da colonização. Abrigava um Forte feito todo de madeira localizado ali estrategicamente para segurança da Capitania da Paraíba.

Posteriormente a essa época, a ilha abrigou um convento, depois um hospital para portadores da hanseníase, passou por vários proprietários até finalmente chegar às mãos da Evelina Limeira, proprietária atual. A veia empreendedora da Evelina a levou da fazer da ilha da restinga um lugar de Turismo, aproveitando todo o potencial ecológico. Faz-se turismo na Ilha hoje! Ecoturismo, turismo acadêmico – educação ambiental, eventos, ou mesmo só para visitação, a Ilha da restinga está de portas abertas, e em algumas escolas de João Pessoas a visita a Ilha já faz parte do calendário escolar. Grupos de esportistas e também esotéricos usam a ilha para atividades e esportivas e meditação.

Eu visitei a Ilha. Cheguei lá de canoa, pra mim que sou totalmente urbana foi uma experiência única. Sob o rio Paraíba, naveguei até a ilha onde encontrei um paraíso ecológico com diversas espécies de flora e fauna, fui recebida pelo Pedro que é o biólogo responsável em guiar as pessoas que visitam a Ilha, fizemos uma trilha onde ele me explicou como funciona de fato o ecossistema local com detalhes. Paralelo a isso estava acontecendo lá um evento eco esportivo, incluindo trilhas e natação, tinha gente de vários estados do Brasil até do exterior. Parada para o almoço, não posso deixar de falar da Chef Maria, a cozinheira oficial da Ilha. Com o cardápio que é peculiar a nossa região, a Maria me serviu uma lagosta ao molho de coco, com arroz negro, e uma salada com acelga e ervas finas, que me deixou “de bucho cheio” em bom “Paraíbes”.

Com o mesmo espírito empreendedor que é peculiar da família, o Yuri Limeira (filho da Evelina), se prepara para o próximo verão na Ilha da Restinga com um calendário de eventos quentinho, saindo do forno!

Então, a dica é essa: Vem pra João Pessoa? Quer um lugar sossegado pra passar um dia em paz com a natureza? Vai pra Ilha, você não vai se arrepender!

*Este texto foi relocado para esta coluna e faz parte do acervo da colunista.
Escrito em 13/09/2012

SHARE
Artigo anteriorLuciano Cartaxo
Próximo artigoMirante do Dedo de Deus
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br