Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é reaberta nesta sexta em Areia com show de Vital Farias

0
216
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos , em Areia (PB) após a restauração - Imagem: Adelaide Tejo / Divulgação

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi reaberta nesta sexta-feira, (22), depois de passar por revitalização. Uma vasta programação foi organizada para a data. A ação foi realizada pela Associação dos Filhos e Apaixonados por Areia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia. O cantor Vital Farias é uma das atrações da reabertura da igreja.

A programação começou às 16h, com apresentação da orquestra de violinos. Às 19h aconteceu uma missa para marcar a reabertura da igreja. Também foi realizada uma feirinha de artesanato e de gastronomia e, após a missa, apresentação da orquestra rural Vó Maria, do cantor Neném de Alcides e do coral Grupo Filhos de Areia. A noite foi marcada ainda pelo show do cantor e compositor Vital Farias. A programação terminou com uma banda local de forró.

Os voluntários realizaram limpeza e pintura da igreja, recuperação dos jardins da praça, ornamentação do local e revitalização e restauração de peças do interior da igreja. Todo o trabalho foi acompanhado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan). A Prefeitura Municipal de Areia cedeu servidores e material para o trabalho.

“Estamos muito felizes em concretizar este sonho. Toda a população ajudou neste processo de resgate da nossa história”, disse a idealizadora da iniciativa, Adelaide Tejo.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi fundada em 1886 e é um marco para a história de Areia e para a história do Pós-Brasil Colônia. A igreja foi construída por negros para ser frequentada pelos escravos da região, já que eles não podiam entrar na Igreja Matriz, no Centro da cidade, frequentada apenas por brancos.

Veja como estava a igreja. (Foto: Decom/PMA)

No sábado, (23), também tem programação para ajudar a cobrir os gastos da reforma da igreja. Às 11h tem almoço no restaurante do Engenho Vaca Brava e à noite tem coquetel dançante com show do cantor e Secretário de Cultura e Turismo de Areia, Tinho, a partir das 21h na Pousada Aconchegar’t. “Todo mundo tem ajudado de forma voluntária e nós agradecemos a todos”, disse Adelaide.

OUTRAS RESTAURAÇÕES – Além da colaboração no trabalho da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a PMA já concluiu também o trabalho de recuperação do teto do Teatro Minerva e a revitalização dos bustos de personalidades de várias praças da cidade.

Ascom Prefeitura de Areia