No que concerne à hotelaria nacional, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registrou incremento de 13,1% em room nights e um acumulado de R$ 4,9 milhões. Os números foram divulgados  dia 31 de julho, quando a entidade apresentou a movimentação do setor no primeiro semestre de 2014.
A rede BHG/ Solare foi a principal responsável por este bom desempenho, apresentando crescimento de 113,5% em número de diárias. Em contrapartida, neste primeiro semestre, os brokers exibiram uma performance negativa (-75,3%), fruto do volume de 95.739 diárias – em 2013, este número foi de 387.194.
De um modo geral, as vendas no setor hoteleiro cresceram 1,2%, sobretudo devido à forte atuação do grupo BHG/ Solare, o qual movimentou mais de R$ 24,3 milhões e obteve variação de 74,7%. A Rede Slaviero Hotéis também teve um semestre positivo, respondendo por R$ 8,7 milhões das vendas, fator que resultou em um crescimento de 47,7%. A pesquisa apontou ainda que os hotéis independentes obtiveram a melhor participação no mercado de viagens corporativas no que diz respeito ao volume de diárias, atingindo os 50%. A segunda maior fatia está concentrada em “outras redes” (19,5%). Em seguida aparecem Accor (9%) e Atlantica Hotels International (6,8%).
O market share referente às vendas também foi liderado pelos hotéis independentes (38,5%), bem à frente de “outras redes” (23,4%), na segunda posição. A diária média ao longo deste período sofreu queda de 12%, girando em torno de R$ 232 no mercado nacional.
De acordo com o estudo desenvolvido pela Abracorp, os primeiros seis meses do ano renderam ao setor hoteleiro internacional incremento de 22,2% em número de diárias e de 18,5% em vendas. O InterContinental Hotels Group (IHG) apresentou os melhores resultados, saltando de 10.093 diárias, em 2013, para 26.189, o que representa variação de 159,5%. Com um acumulado de mais de R$ 18, 4 milhões, o destaque nas vendas foi da Accor, que atingiu crescimento de 125,8%.
Os hotéis independentes foram os empreendimentos priorizados pela demanda por viagens corporativas, respondendo por 46,3% do total das diárias comercializadas e por 46,8% das vendas, calculadas em real, o que justifica o estímulo contínuo feito pela Abracorp à utilização da plataforma B2B Reservas, desenvolvida em parceria com a MFL Tecnologia e Turismo.

BT
Foto: Divulgação