Grandes atrações regionais fazem parte da programação da nova rota cultural do Brejo paraibano

0
262
Grupo Boi de Reis de Belém (PB) - Imagem: O Concierge

Uma programação recheada de Cultura Popular, História, Ecoturismo, Gastronomia, Artesanato e de shows com músicos regionais. Assim vai ser a primeira edição do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural apresentada na tarde desta quinta-feira (21), no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. O evento contou com as presenças dos prefeitos das oito cidades que integram o projeto, autoridades e representantes da área cultural  do Governo do Estado, que apoia a realização do projeto. O grupo de dança folclórica Estrela de Belém, da cidade do mesmo nome, acompanhado pela banda de Pífanos de Dona Inês se apresentou na cerimônia de abertura.

O Raízes do Brejo – Rota Cultural é uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo da Paraíba, em parceria com os municípios (Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos). O evento tem início no dia (6) de outubro na cidade de Belém. Alagoinha traz como destaque o show da cantora paraibana Renata Arruda, no sábado (14), na praça central da cidade. O encerramento vai ocorrer na cidade de Pilõezinhos, no dia (26) de novembro. A programação cultural de cada cidade pode ser acessada pelo site http://www.raizesdobrejo.comNo site é possível acessar informações sobre a programação, a história de cada cidade: origem, atrativos turísticos, meios de hospedagem e endereços de bares e restaurantes.

A prefeita de Belém, que vai abrir a programação do projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural, Renata Cristiane, disse que sua cidade não tem apenas o Maior São Pedro da Paraíba. “Temos para mostrar muita Arte e Cultura, com destaque para os monumentos históricos e a fé do nosso povo. Outra característica é que somos um povo acolhedor. Vejo a perspectiva e a oportunidade de valorizar nossa gente e o nosso potencial turístico”, declarou.

Na visão da prefeita de Pilõezinhos, Mônica Cristina, que vai encerrar a rota cultural, a realização desse evento comprova que os pequenos municípios do Brejo paraibano têm capacidade para superar as dificuldades da região. “Isso se dá com a união de todos os prefeitos dos oito municípios e da população”, afirmou.

Para o secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, é possível o fortalecimento da economia dos municípios com eventos e ações como o projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural. “É um grande caminho para a região do Brejo e para a Paraíba, na perspectiva de crescer e mostrar a cultura local, buscando descobrir e valorizar os talentos adormecidos”, disse. A mesma avaliação tem o secretário executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity. Ele declarou que o projeto é uma iniciativa extremamente positiva. “Estamos trabalhando com o que existe de mais original na questão da cultura regional”, declarou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que essa nova rota nasce num momento em que se busca o que é realmente regional. “Isso vem ratificar o que dizemos há anos: que a Paraíba é muito mais que Sol e Mar. É uma região de encantos, que nos inspira, e que tem como ponto forte o turismo”, disse.

Confira o Calendário de Eventos

Belém – De 06 a 08 de outubro

Alagoinha – De 13 a 15 de outubro

Duas Estradas – De 20 a 22 de outubro

Lagoa de Dentro – De 27 a 29 de outubro

Serra da Raiz – De 03 a 05 de novembro

Borborema – De 10 a 12 de novembro

Dona Inês – De 17 a 19 de novembro

Pilõezinhos – De 24 a 26 de novembro

Assessoria