O Governo do Estado lançou na manhã desta segunda-feira (30), aRoboCup2014, no Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima”, em João Pessoa. A Copa do Mundo de Robôs é o principalcampeonato internacional de futebol derobótica    e será realizada de 19 e 25 de julho, com a participação de mais de 60 mil pessoas, além de equipes competidoras de 45 países.

Para o governador Ricardo Coutinho, a RoboCup vai beneficiar vários setores entre os quais o Turismo e Educação   . “Temos a consciência de que um público diversificado e grande como teremos aqui, fará com que a gente dê respostas de organização e eficiência. As pessoas que aqui estarão terão referências valiosas, ressaltando um outro aspecto positivo para o nosso desenvolvimento turistico”, afirmou. “Esse evento também traz ao País possibilidades boas e importantes, devido ao impacto na área da educação”, acrescentou.

30.06.14-apresentacao-robocup_fotos-roberto-guedes-7

O coordenador geral da RoboCup 2014, Alexandre Simões, ressaltou que a escolha da Paraíba como sede deve-se ao fato do estado possuir infraestrutura adequada para receber o evento. “A RoboCup tem uma série de necessidades técnicas muito específicas por causa da tecnologia. Nós passamos por muitos lugares no País e tivemos a felicidade de encontrar o Centro de Convenções na Paraíba, que reuniu todas as condições técnicas e turísticas para a gente acomodar turistas do mundo inteiro”, destacou.

Durante a solenidade, dois robôs fizeram demonstrações de habilidade com a dança e o futebol. Em seguida, a vice-coordenadora nacional da RoboCup 2014, Esther Luna Colombi, destacou a participação da Paraíba na Olimpíada Brasileira de Robô, que é a etapa nacional da RoboCup 2014. “O Nordeste está representando quase 40% da participação na olimpíada”, observou. “A gente teve a felicidade de ter esse ano a Paraíba na segunda maior participação, só perdendo para o Estado de São Paulo. Mas, João Pessoa é a maior cidade do Brasil com quantidade de times. A RoboCup acontecendo em João Pessoa, junto como uma política de incentivo, alavancou esse legado na Olimpíada”, afirmou.

A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades    do país   . A organização no Brasil conta ainda com mais de 400 professores voluntários   .

O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que é uma instituição de referência nas competições de robótica, equivalente a Fifa no futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

O evento também contou com a participação de várias autoridades, além de auxiliares do Governo Estadual, a exemplo dasecretária executiva    de Ciência e Tecnologia    do Estado, Francilene Procópio.

Infraestrutura internacional – A previsão da organização nacional do evento é que até 400 times, com 4 mil competidores de 45 países, devem participar da RoboCup 2014. Para isso, será montada uma grande estrutura.

Mais de 1.200 mesas vão ser construídas. Para se ter uma ideia dessa quantidade, basta dizer que se as enfileirássemos, elas cobririam a Avenida Epitácio Pessoa desde a orla até o entroncamento com a Avenida Ruy Carneiro.

Outro exemplo da dimensão do evento está na quantidade de fios necessários pra viabilizá-lo. Ela chega a 14 Km e equivale ao dobro da distância entre a Estação Cabo Branco e o Hotel   Tambaú.

Ainda com relação a esses materiais, a organização prevê 2,5 quilômetros quadrados de carpete e três toneladas de tecidos. Além das arenas onde acontecerão alguns jogos de futebol   , serão montadas duas réplicas de casa.

Elas terão 100 metros quadrados e serão mobiliadas com utensílios domésticos para as competições da categoria Home.

Programação – O torneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.

30.06.14-apresentacao-robocup_fotos-roberto-guedes-2