Palestra será realizada na próxima terça-feira (4), no Centro de Educação do Sebrae, em João Pessoa

Empreendedores interessados em conhecer um pouco mais sobre franquias terão oportunidade de participar nesta terça-feira (4) da palestra “Franquia: o que é e como funciona”, que será ministrada pelo analista técnico do Sebrae Paraíba, Martinho Montenegro, especialista na área de franquias pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A palestra é gratuita e será realizada às 19h, no Centro de Educação do Sebrae João Pessoa, que fica no piso superior do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados.

De acordo com Martinho, a palestra vai abordar os fundamentos sobre franquias, importantes para quem tem interesse em abrir uma e para quem quer transformar a empresa em um modelo franqueador. “Há duas opções de negócios. Uma é o negócio próprio, em que o empresário precisa elaborar a modelagem, identidade, automação, produto ou serviço e etc. A outra opção são as franquias, em que o empreendedor compra a licença para comercializar a marca de um negócio já existente, com todos os seus processos já formatados, desde as mercadorias até o planejamento visual”, explicou.

O analista destacou que muitos empreendedores têm buscado as franquias por serem negócios já consolidados e testados e, portanto, com menor risco. “É importante que se tenha conhecimento de como funciona o sistema, além de um bom planejamento e informações sobre a franquia”, disse.

De acordo com dados da ABF, o mercado de franquias é um dos que mais cresce no país. Mesmo em um ano economicamente retraído, o setor registrou no primeiro trimestre de 2016 um crescimento de 7,6%. O faturamento de R$ 31,331 bilhões subiu para R$ 33,709 bilhões, comparado ao mesmo período de 2015, segundo pesquisa realizada pela ABF. Em 2015, o faturamento do setor cresceu 8,3% e a região Nordeste representa 15,3% do total de unidades do mercado nacional.

Assessoria Sebrae

Foto: Divulgação