Embratur e Itaipu unem esforços para potencializar destinos turísticos brasileiros

O presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), José Antônio Parente, garantiu que o destino Foz do Iguaçu terá, com apoio da Embratur, uma grande divulgação durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. “A parceria entre a Embratur e a Itaipu Binacional será responsável por essa ampla divulgação de Foz na Casa Brasil, durante esse grande evento”, afirmou Parente na abertura do Festival de Turismo das Cataratas, realizada nesta quarta-feira (15).

Segundo ele, essa estratégia integrada potencializará, consequentemente, todos os destinos brasileiros nesse espaço que deverá receber mais de 100 mil visitantes por dia.  Na Casa Brasil, espaço do governo brasileiro que ocupará uma área do revitalizado Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o visitante contará com dados multisetoriais, como informações sobre cultura, destinos e produtos turísticos brasileiros, além de acompanhar a festa do esporte por meio da transmissão ao vivo dos Jogos.

“O turismo é a forma mais rápida de atrair divisas ao nosso País e a Casa Brasil será a melhor vitrine para divulgarmos o destino Brasil nos Jogos e ainda fomentar negócios de segmentos diversos”, destacou Parente. De acordo com o presidente da Embratur, o turismo movimenta 53 setores da economia e deve ser fator essencial para impulsionar a economia nacional.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, também acredita que a parceria fortalecerá o turismo brasileiro: “Essa será uma excelente oportunidade de apresentar o nosso destino aos estrangeiros durante a Rio 2016 e, desse modo, manter uma relação direta com esse público”.

No Festival de Turismo das Cataratas, o presidente da Embratur falou para um público de 1.000 pessoas, formado por agentes de viagens, operadores de turismo, autoridades, entre outros, sobre as ações do Instituto e parcerias para divulgar a imagem do Brasil no exterior, com destaque para a importância do Festival no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

“Os últimos dados do ranking do ICCA mostraramu que o Brasil se mantém, há oito anos, entre os 10 países do mundo que mais realizam eventos internacionais, o que é uma vitória para nós”, disse José Parente. O segmento MICE é o 2º maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil e contribui diretamente com o incremento do fluxo de turistas para o País.