Embratur convidou profissional para fotografar cartões postais de Manaus e Foz do Iguaçu. As imagens serão divulgadas para milhares de usuários na rede social

Imagens de atrativos turísticos do Brasil serão divulgadas pelo fotógrafo Murad Osmann. Por meio de uma press trip realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o profissional produziu imagens de Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR), que que serão divulgadas na rede social Instagram. “Os meios digitais são hoje o principal canal de comunicação com o público final, que busca, cada vez mais, a internet para programar suas viagens. Ações como esta permitem que informações do Brasil tenham um alcance expressivo”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto.

Murad se consagrou na rede social fotografando sua namorada sempre na mesma perspectiva, no centro da foto, de costas e de mãos dadas com ele. O casal já viajou o mundo repetindo a pose, mudando apenas o figurino e elementos de produção da foto. O perfil de Murad possui atualmente 1,5 milhão de seguidores de todos os cantos do planeta. Sua média é de 150 mil curtidas por foto, tendo algumas imagens batendo a casa dos 200 mil. “Por cada lugar que ele passa, busca retratar o que há de mais característico e marcante. Certamente será uma oportunidade de inserirmos o Brasil no imaginário de pessoa do mundo inteiro, principalmente em um período após a Copa do Mundo, quando os olhos do mundo estiveram voltados para o País”, comentou o presidente.

Ainda de acordo com Vicente, além de mostrar imagens dos destinos, as postagens irão divulgar os perfis oficiais de divulgação do Brasil no exterior, já que nas publicações, o fotógrafo irá citar o perfil do Visit Brasil no Instagram, além de utilizar as hastags #visibrasil e #lovebrazil. “Será uma oportunidade para convidar usuários de todo o mundo a visualizar imagens de todo o Brasil, que são publicadas nas ferramentas de comunicação digital da Embratur”, finalizou.

A Embratur intensificou ainda mais sua aposta nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros nos últimos anos. O reforço dessa estratégia está embasado em indicativos de mercado. Cerca de um terço (32,6%) dos estrangeiros que visitam o Brasil, organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do Turismo e Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O estudo também revela que aproximadamente 30% dos turistas consultam amigos e parentes na hora de decidir seus destinos de viagem, e é fato que as redes sociais se constituem como um importante canal de comunicação para este compartilhamento de informações. Produzir conteúdos associados a mídias digitais passou, portanto, a ser uma das prioridades na divulgação do país como destino turístico no exterior.

Foto: Murad Osmann – Instagram

Ascom/Embratur