O Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou na quinta-feira, 29 de maio, o evento “Turismo por toda Paraíba”.

Na ocasião foram apresentados seminários para os secretários municipais de turismo do Estado e para o trade turístico paraibano. O evento foi idealizado pela recém empossada Secretária Executiva do Turismo do Estado, Maristela Viana e executado pelas suas gerentes, Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo do Estado e de Laís Ramos, Gerente de Interiorização e Articulação Institucional e contou com a participação de muitos municípios da Paraíba e entidades do trade turístico da capital e do interior.

O evento foi realizado para motivar os gestores de turismo dos municípios paraibanos que fazem parte do mapa de regionalização do MTur a participarem mais ativamente dos Fóruns Turísticos da Paraíba. O “Turismo por toda Paraíba” foi um divisor de águas para o setor, pois contou com palestras que mostraram que juntos, Governo do Estado, Municípios e iniciativa privada, podem avançar na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em cada região.

Regina Amorim, Gestora de Turismo do SEBRAE PB
Regina Amorim, Gestora de Turismo do SEBRAE PB

A primeira palestra foi da gestora de turismo do SEBRAE, Regina Amorim, com o tema “Turismo de Experiência – A Nova Oferta Turística da Paraíba”, que mostrou os casos de sucesso da produção associada ao turismo em todo o Estado

Luciana Balbino da  Comunidade de Chã de Jardim e gestora do restaurante Vó Maria em Areia - PB
Luciana Balbino da Comunidade de Chã de Jardim e gestora do restaurante Vó Maria em Areia – PB

A segunda palestra, que teve como tema “Atividades Criativas com Foco na Produção Associado ao Turismo – O Caso de Chã Jardim, Areia – PB”, por Luciana Balbino que, que emocionou a todos com sua experiência de vida e de empreendedorismo, pois mostrou que com vontade de fazer, o turismo pode mudar a realidade social e econômica de uma comunidade.

Tania Zapatta Consultora em governança e desenvolvimento humano e sócia na empresa de consultoria IADH
Tania Zapatta
Consultora em governança e desenvolvimento humano e sócia na empresa de consultoria IADH

A terceira palestra, “A Importância da Cooperação Publico Privada para o Turismo Sustentável”, com a renomada Consultora em governança e desenvolvimento humano e sócia na empresa de consultoria IADH, Tania Zapatta, que também trabalhou no MTur de 2007 a 2010 na implantação do Programa de Regionalização. Tania Zapatta mostrou a importância dessa cooperação publico privada.para o desenvolvimento do turismo sustentável nas regiões.

Fernanda Melo Arquiteta e Presidente do Fórum Turístico do Brejo
Fernanda Melo
Arquiteta e Presidente do Fórum Turístico do Brejo

A 4ª e última palestra foi para mostrar o “case” de sucesso do Fórum Turístico do Brejo, com a palestrante, arquiteta e presidente do referido Fórum, Fernanda Melo. Fernanda Melo mostrou como funciona a gestão do Fórum, desde o início e a sua evolução. O Fórum Turístico do Brejo é o único Fórum da Paraíba que é formalizado e tem CNPJ próprio.

O Fórum vem desenvolvendo produtos e ações de forma compartilhada com Estado, Município e iniciativa privada. Ao final foram entregues várias homenagens aos presidentes de dos Fóruns e pessoas da iniciativa privada de várias regiões que tiveram relevantes contribuições para o desenvolvimento do turismo do estado da Paraíba.

Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo do Estado, Maristela Viana, Secretária Executiva de Turismo do Estado, Laís Ramos, Gerente de Interiorização e Articulação Institucional do Estado e Carol, Secretária da Secretária Executiva de Turismo
Alessandra Lontra, Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo do Estado, Maristela Viana, Secretária Executiva de Turismo do Estado, Laís Ramos, Gerente de Interiorização e Articulação Institucional do Estado e Carol, Secretária da Secretária Executiva de Turismo

Foi um dia de muito trabalho, mas muito motivador. Cada gestor saiu do evento, com a certeza de que basta querer para que o turismo aconteça no seu município e que juntos podem fazer muito mais pela sua região!

Por Alessandra Lontra