Fortaleza deve receber mais de meio milhão de turistas nas festas de fim de ano

0
69
Fortaleza (CE) - Foto: Embratur / Divulgação

Além dos altos indicadores da rede hoteleira, voos extras e a atrações artísticas prometem marcar a abertura do verão na capital cearense

Por Geraldo Gurgel

O lançamento antecipado do réveillon de Fortaleza (CE) com a programação detalhada desde novembro passado ampliou as possibilidades de atração de mais visitantes para as festas de fim de ano no Ceará. Fortaleza deverá reunir um milhão de pessoas no aterro da praia de Iracema, sendo mais de 600 mil turistas, que deverão injetar R$ 1,5 bilhão em cerca de 52 setores na economia local. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), a taxa de ocupação média para o período é de 98%.

Um estudo do Ministério do Turismo projeta Fortaleza entre os 10 destinos brasileiros mais visitados do verão – 1,18 milhão de viagens. A festa na capital do Ceará já começou com o ciclo natalino na praia de Iracema. A programação do Natal de Luz reúne uma série de atrativos culturais típicos da época também na Praça do Ferreira, no Cineteatro São Luiz, na Praça Portugal e Hotel Excelsior. A Ponte Metálica e Clube Estoril, ambos na orla, além do Paço Municipal, Palácio da Abolição, Avenida Monsenhor Tabosa, Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Centro de Eventos também receberam decoração especial com os elementos e a iluminação do Natal de Luz.

Já a tradicional virada do ano, no aterro da praia de Iracema, terá programação gratuita para turistas e moradores com 12 shows de grandes nomes da música local e nacional, como Xandy Avião, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Capital Inicial e Luan Santana. A queima de fogos da capital cearense será uma das mais longas do Brasil com duração de 18 minutos.

Durante a alta estação, o horário de funcionamento dos equipamentos turísticos em Fortaleza será estendido para melhor receber turistas. Além disso, ao longo do mês, os frequentadores também poderão assistir apresentações culturais como os musicais “Filho de Deus, Menino Meu” e “As Pastorinhas”, já na semana do Natal.

Por conta da alta estação, o Projeto Praia Acessível já está funcionando todos os dias até 31 de janeiro, das 9h às 14h. O trecho da praia de Iracema que é acessível para cadeirantes e demais banhistas com dificuldade de locomoção fica na altura do Hotel Sonata. O espaço de lazer disponibiliza esteiras na areia da praia e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

As Casas do Turista situadas no Aeroporto e na Beira-Mar funcionarão de domingo a domingo, de 8h às 20h. As demais Casas (Mercado Central, 10º Região Militar e Estoril) funcionarão em horário normal. O Mercado Central de Fortaleza, outra atração de grande movimento, abrirá em horário normal – segunda a sexta (8h às 18h), sábado (8h às 16h) e domingo (8h às 13h).

Ascom MTur