Reunião contou com a participação de prefeitos, secretários e empresários. Coordenador-Geral de Atração de Investimentos do MTur apresentou ações para fortalecer o setor

Por Nayara Oliveira

Debater estratégias para a promoção e comercialização do turismo, falar do desenvolvimento das regiões e aumentar os investimentos foram assuntos do I Encontro de Gestores Públicos Municipais de Turismo de Minas Gerais. O evento aconteceu nesta quarta-feira (13), em Belo Horizonte, e teve a participação do representante do Ministério do Turismo, o coordenador-geral de Atração de Investimentos, Rodrigo Marques, que integrou o painel de fomento e explicou ao público ações da pasta para incrementar o setor.

Um dos temas tratados por Marques foi a necessidade de atrair investimentos estrangeiros no mercado turístico. O coordenador apresentou aos empresários, prefeitos e secretários participantes, um panorama sobre os benefícios desse tipo de recurso para o Brasil. “A parceria com a iniciativa estrangeira é uma opção viável para desenvolver ainda mais o turismo, uma vez que o investidor busca uma contrapartida e acaba tendo que promover os destinos brasileiros em outros países, o que traz mais visibilidade e divulgação do Brasil no exterior”, informou Rodrigo Marques.

Medidas para o desenvolvimento dos municípios e divulgação do país também foram apresentadas aos gestores. Eventos como o International Hotel Investment Forum (IHIF), Seminário Internacional sobre Atração de Investimentos e o Marché International des Professionnels d’Immobilier (Feira MIPIM) contam com a participação do MTur e possibilitam o diálogo com profissionais de turismo, a compreensão das tendências de mercado, além da aproximação do empresariado nacional com o investidor estrangeiro.

Este ano, a pasta também autorizou a utilização orçamentária de R$ 37 milhões ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para executar, dentre outras ações, a promoção de destinos turísticos no exterior. Além disso, o pacote de medidas Brasil + Turismo, lançado em abril, tem o intuito de fortalecer o setor, trazer soluções técnicas para gargalos históricos, aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, e gerar emprego e renda.

SOBRE O EVENTO – O encontro de gestores foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e faz parte da Semana do Turismo Mineiro. Cerca de 600 autoridades municipais e empresários estiveram presentes e foram orientados sobre as contribuições e políticas dos governos estadual e federal voltadas o turismo. “Após a palestra, os gestores se mostraram dispostos a participar das iniciativas do MTur e me procuraram para saber como podem contribuir”, explicou Marques.

Ascom MTur