“Festival Off  Road da Paraíba” fomenta Turismo na Costa do Conde

0
107
Festival Off Road da Paraíba - Foto: O Concierge

por Ana Célia Macedo

O evento aconteceu nos dias (3), (4) e (5) deste mês no Circuito Internacional Paladino, no Conde e reuniu pilotos, investidores, parceiros e expositores da cadeia produtiva do Turismo e do “Off Road”, além de um público rotativo de cerca de 12 mil pessoas

A prefeita do Conde, Márcia Lucena, destacou a importância do evento para o Município. “O Festival é a concretização, da transformação efetiva do Conde num destino turístico de fato e não como complemento das rotas turísticas da Capital. Este evento aponta para essa possibilidade. Este é o primeiro passo para que o Conde tenha identidade turística, explicou.

O Circuito foi idealizado para acontecer na área rural do Conde onde se pode fomentar o esporte de aventura, a economia criativa, o potencial histórico e cultural e a agricultura familiar. Para os grupos de “Off Road” que também provocaram o evento e procuraram apoio no Sebrae e na secretaria de Turismo, o ambiente para a realização do Circuito não poderia ser melhor.

Foto: O Concierge
Foto: O Concierge

De acordo com o gestor de turismo do Sebrae Sul, Cláudio Soares, o evento desenvolve socioeconomicamente o Litoral Sul do Estado, atraindo turistas fomentando a cadeia produtiva do Turismo , inclusive a do “Off Road”, “um exemplo é a feira de negócios que está instalada aqui”, pontuou. “O Sebrae tem um olhar de destaque para a potencialização do Turismo na região”, concluiu.

Durante a programação aconteceram trilhas, passeios, e competições extreme e indoor, também exposições de carros antigos e militares e oficinas de capacitação. No local foi montado um salão de negócios para o “Off Road”, que paralelamente contou com praça de alimentação e palco para apresentações culturais e solenidades. Um dos destaques do evento foram as competições femininas.

Foto: O Concierge
Foto: O Concierge

A empresária e piloto de “Off Road” há 20 anos, Ângela Lira, avaliou o evento como inovador e incentivou as iniciantes a se preparem com segurança para as provas. Lira participou das competições femininas e no sábado abriu a pista para as mulheres. “A pista do Paladino é de alta qualidade, feita para piloto profissional. Por isso é necessário toda a indumentária de segurança; macacão e capacete, para que se faça uma prova com conforto, minimizando as dificuldades e com autoconfiança”, informou.

O Circuito Paraíba Off Road, contou com cerca de 150 carros com competidores da Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará e Rio de janeiro. E foi realizado pelo Sebrae PB e pela Prefeitura Municipal do Conde com o apoio do Circuito Internacional Paladino e dos grupos de “Off Road”.