Seis quadrilhas juninas se apresentam a partir das 20h desta segunda-feira (9) no Ponto de Cem Réis, na Capital. A quarta noite do evento, promete animar o público que estiver presente para assistir a mais uma bela apresentação das danças que fazem parte da tradição nordestina.

Na noite do domingo (8), o XVIII Festival Municipal de Quadrilhas agitou o Ponto de Cem Réis. A terceira noite do evento empolgou o público que, segundo a organização, foi estimado em cerca de sete mil pessoas. O festival é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio de sua Fundação Cultural (Funjope) e acontece até o próximo domingo (15).

 

As quadrilhas juninas que se apresentaram, fazem parte do grupo B e animaram a plateia, mostrando figurinos e coFest PMJP Quadrilhas Juninas 2014reografias tradicionais e também inovadores. O público pode prestigiar a evolução  das quadrilhas Pó de Serra (Mangabeira I); Viana (Cabedelo); Botijinha (Cruz das Armas); Tiko Show (Mangabeira I) e Explode Coração (Colinas do Sul). Todas as quadrilhas são julgadas conforme os critérios: marcador, coreografia, conjunto, figurino, trio pé-de-serra e casamento matuto.

Segundo Edgar Pessoa, Presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa e da União Nordestina das Quadrilhas Juninas (Unej),  o grupo B se apresenta até a próxima terça-feira (10), quando serão anunciadas as vencedoras do grupo. “As tres primeiras colocadas serão credenciadas para subirem para o grupo A no próximo ano e receberão premiações em dinheiro além de trofeus e medalhas, ” explicou.

Edgar ainda destacou a excelência da estrutura planejada pela Prefeitura para abrigar as apresentações “A Prefeitura proporcionou um espaço e estrutura dignos para a exibição das quadrilhas juninas e também teve o cuidado de acomodar o público com muita dignidade e respeito.”

A estrutura montada neste ano pela PMJP, para as apresentações, conta com um grande pavilhão coberto, três arquibancadas com capacidade para 7,5 mil pessoas, um  espaço reservado para idosos, gestantes e mães com crianças de colo, espaço com acessibilidade, local para aconcentração das quadrilhas e palco para os trios de forró e jurados.

A dona de casa, Severina Maria Santos, de 70 anos, ressaltou a segurança do evento e conforto do espaço reservado. “Melhorou muito a visibilidade e o acesso, eu nunca tinha assistido de tão perto as quadrilhas, estou num local onde me sinto tranquila, o espaço está ótimo, ” afirmou.

Segurança –. O acesso, gratuito, é facilitado por quatro entradas controladas por detectores de metais, uma equipe de guardas civis municipais e policiais militares além de uma equipe do Samu.

Etapa Estadual – Do dia 11 ao dia 15, o mesmo local sediará uma das fases eliminatórias da etapa estadual. As quadrilhas vencedoras do grupo A que, portanto, já estão credenciadas para disputar a etapa estadual foram: 1° lugar: Fogueirinha (Cruz das Armas), 2° lugar: Lageiro Seco (Róger) e 3° lugar: Sanfona Branca (Mangabeira).

Confira a programação:

Segunda-feira – 9 de junho

Horário
20h Macambira Cabedelo
20h30 Balão Dourado Alhandra
21h Mangue Seco Mandacaru
21h30 Sacode Poeira 13 de Maio
22h Xote e Baião Ernani Sátiro
22h35 Nação Matuta Valentina

 

Terça-feira – 10 de junho

Horário
20h Cangaceiros do Sertão Mandacaru
20h30 Industrial Bairro das Indústrias
21h Linda Flor do Sertão Mangabeira VIII
21h30 Zé Monteiro Cristo
22h Xiado do Xinelo Funcionários IV
22h35 Flor do Mandacaru Mandacaru

Secom JP