Lançamento do Festival Degustando o Brasil, para imprensa. Segunda edição do Degustando o Brasil faz homenagem a Pernambuco.

Por Ana Célia Macedo

Com muito frevo, alegria e pratos bem elaborados, os jornalistas foram recebidos na apresentação do Segundo Festival de Gastronomia Degustando o Brasil. Estavam presentes profissionais de vários veículos de comunicação, que puderam degustar as iguarias e entender o que vai ser o Festival.

Chef Renato Valadares de Recife PE, Chef João Barreto, proprietário do Restaurante Rural Casa de Cumpade e o recém-formado Chef André Duarte que ingressa na profissão mostrando talento para unir o Fast Food ao regional foram os anfitriões da apresentação.

Chefs Renato Valadares, João Barreto e André Duarte
Chefs Renato Valadares, João Barreto e André Duarte

Na ocasião, foi servida uma entrada, Calderada Sertaneja, assinada pelo Chef Renato. A “Calderada” é um prato típico do litoral. Em alguns lugares de Pernambuco, ela é servida com arroz e pirão. “Aqui, eu combinei o sabor do litoral com o do sertão, e trouxe uma farofa de coco e bolacha pra dar um sabor regional”, explicou Renato Valadares.

Logo em seguida, com a mesma proposta dos sabores do litoral de Pernambuco, o Chef João Barreto serviu um Camarão na Moranga.

E, finalizando com uma sobremesa que é uma especialidade pernambucana – bolo de rolo –  e cartola com o toque sertanejo, do queijo de coalho, feitas e apresentadas pelo Chef Valadares.

Ainda no evento de apresentação, o Chef André foi convidado para apresentar um prato desenvolvido por ele, que traz elementos da cozinha nordestina aliados ao Fast Food. “Eu idealizei esse prato a partir de uma receita tradicional dos Estados Unidos – o Hamburger. Eu quis trazê-lo para a realidade nordestina; por isso, desenvolvi o pão de feijão verde e o hamburger de carne de sol, acrescentei queijo de coalho e cebola caramelizada, fazendo referência aos nossos ingredientes e a nossa cultura”, enfatizou André Duarte.

Na sua primeira edição, realizada ano passado, o Festival Gastronômico destacou a culinária baiana. Chefes renomados como Fábio Cunha e Paulo Machado foram os convidados.

Este ano, tem presença confirmada o Chef Renato Valadares, especialista em Garde Manger, cozinha que destaca a preparação de molhos, cortes de carnes, legumes e frutas e técnicas especiais de cozimento. Também estará presente o Chef César Santos que é proprietário do Restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. Estará presente, ainda, o Chef Duca Lapenda, fundador e idealizador do “Pomodoro Café” e apresentador do “Cozinha Caseira” na FOX e do “Advinha quem vem pra Jantar”, na TV Pernambuco. Evidentemente, presente o proprietário do restaurante Rural Casa de Cumpade, Chef João Barreto que é profundo conhecedor e pesquisador da cozinha de raiz do nordeste brasileiro.

“O Degustando o Brasil enaltece e resgata culturalmente a gastronomia brasileira e nasceu aqui na Casa de Cumpade, extamente com o que a “Casa” tem de melhor, a gastronomia”. Afirmou Isaac Batista, da Mais Brasil Turismo que é a realizadora do evento.

Isaac Batista, Mais Brasil Turismo
Isaac Batista, Mais Brasil Turismo

“O Festival ressalta a importância das tradições culinárias, muitas vezes, até se adaptando às técnicas modernas e incorporando os insumos regionais que são considerados triviais aos requintes da alta gastronomia. O evento, também tem um cunho acadêmico, e propõe-se a movimentar não somente os profissionais e estudantes da gastronomia mas, também, gourmets, curiosos e amantes da boa cozinha e o público, em geral.
“Afinal quem não gosta de comer bem”!?, ressaltou Isaac.

A programação do Degustando o Brasil, este ano, divide-se em dois períodos: o primeiro período acontecerá dia 13 de agosto, funcionando como um núcleo de conhecimento que tem o intuito de proporcionar a troca de experiências.  Será composto por seminários gastronômicos, aulas-show que atenderão à demanda de até 50 participantes. Haverá um debate com a participação dos Chefs convidados, cujo o tema será a; “ Gastronomia brasileira – A construção de uma identidade cultural”, abrindo a discussão sobre a relação da gastronomia com a cultura. O debate será moderado pelo Chef Beto Urtiga, de Campina Grande-PB.

O segundo e último período acontecerá dia 15, quando será oferecido um almoço, buffet, com pratos diretamente ligados ao tema do evento. Tudo isso regado a apresentações culturais, orquestras de Frevo e Maracatu vindos diretamente de Pernambuco, e ainda com uma decoração farta de elementos que referenciam o Estado Pernambucano e suas raízes culturais e gastronômicas.
Duas ilhas gastronômicas, serão fixadas na fazenda onde os quatro Chefs alternar-se-ão, interagindo com o público e elaborando seus pratos.
Nesse dia, também estará presente o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, grande expoente da arte pernambucana, filho de Ariano Suassuna, que será homenageado e apresentará parte da exposição “ Em nome do Pai” que é composta por telas pintadas em homenagem ao seu pai, ao longo da sua vida.

O Festival Gastronômico Degustando o Brasil – Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatus é uma realização do Restaurante Rural Casa de Cumpade, Mais Brasil Turismo e tem o apoio do Senac-Campina Grande e do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Empetur. O Evento será realizado no Restaurante Rural Casa de Cumpade, localizado no município de Galante, a cerca de 18 km de Campina Grande.

Vai ser imperdível!

Para informações de como participar do Evento, você deve  entrar em contato com a Mais Brasil Turismo

Serviço:

Mais Brasil Turismo
Telefone: 83 3224-3050

Veja mais fotos:

DSC0288
Jornalistas na apresentação do Festival Gastronômico Degustando o Brasil – Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatu
046
Chef Renato Valadares
045
Calderada Sertaneja, assinada pelo Chef Renato Valadares
050
Jornalistas Vanessa Mello (PB Agora), Ana Célia Macedo (O Concierge) e Lourdinha Dantas ( API)
004
Ana Célia Macedo (OConcierge), degustando um delicioso suco de abacaxi
Chef André Duarte
Chef André Duarte
059
Lourdinha Dantas (API), no clima do frevo!
062
Isaac Batista (Mais Brasil Turismo, Chef Renato Valadares, Cris Oliveira ( Sanfoneiro), Snides Lima ( Festar Muito), Chef João Barreto (Casa de Cumpade)
064
“O Degustando o Brasil enaltece e resgata culturalmente a gastronomia brasileira e nasceu aqui na Casa de Cumpade, extamente com o que a “Casa” tem de melhor, a gastronomia” Isaac Batista
DSCN4625
Maria Helena Rangel (API) Sanfoneira!
072
O Festival Gastronômico Degustando o Brasil – Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatus, vai ser imperdível!

Fotos: Ana Célia Macedo

.