Festival de Veneza de 2017 contará com grandes astros e realidade virtual

0
156
74º Festival Internacional de Cinema de Veneza - Imagem: Divulgação

Por Hanna Rantala

Matt Damon  - Imagem: Divulgação
Matt Damon – Imagem: Divulgação

Um Matt Damon em miniatura irá inaugurar o 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai de (30) de agosto a (9) de setembro, disseram os organizadores na quinta-feira (27) de julho, ao revelarem a lista de atrações do evento, que muitas vezes oferece um vislumbre dos futuros concorrentes ao Oscar.

“Downsizing”, sátira de Alexander Payne sobre um casal que decide se encolher até ficar com 10 centímetros, abre o festival no mês que vem, e ainda tem Kristen Wiig e Christoph Waltz no elenco.

O filme irá competir pelo Leão de Ouro com 20 outras produções, incluindo “The Shape of Water”, de Guillermo Del Toro, e “Mother!”, horror de Darren Aranofsky estrelado por Jennifer Lawrence e incluído de última hora.

“(A distribuidora) Paramount estava muito em dúvida sobre apresentar o filme no festival ou não para evitar spoilers”, explicou o diretor do festival, Alberto Barbera, em uma coletiva de imprensa em Roma.

Outro concorrente ansiosamente aguardado é “Human Flow”, documentário do artista chinês Ai Wei Wei sobre a crise global de refugiados.

Barbera disse estar “muito satisfeito” com as atrações.

“Só há talvez dois ou três filmes que… queríamos ter no festival e não conseguimos”, afirmou.

Damon reaparece em “Suburbicon”, uma comédia negra dirigida por George Clooney que também conta com Julianne Moore.

Os cineastas torcem por uma repetição do sucesso de filmes como “La La Land – Cantando Canções”, “Gravidade” e “Birdman”, que foram lançados em Veneza e se consagraram no Oscar.

O festival de cinema mais antigo do mundo também irá exibir o que seus organizadores disseram ser a primeira competição de realidade virtual em um grande evento cinematográfico.

Annette Bening, estrela de “Beleza Americana”, preside o júri do festival.

Reuters