André Cananéa

São João Pra Valer 2014 - PMJP - foto Rafael Passos
São João Pra Valer 2014 – PMJP – foto Rafael Passos

A partir desta quarta-feira (15), vai ser tanto anarriê, alavantú e balancê no Ponto de Cem Réis que só vendo. Durante três noites, o Centro de João Pessoa se transforma em ‘arraiá’ com muita dança e o colorido de 31 grupos que disputam o 20º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana.

O evento marca a abertura do São João Pra Valer 2016, promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope). De quarta a sexta-feira, o Ponto de Cem Réis é das quadrilhas. Já nos dias 23 e 24, véspera e dia de São João, respectivamente, o forró toma conta do lugar com shows de Sirano e Sirino e Santanna, o Cantador, entre outros.

A abertura do concurso está marcada para 18h30 com a apresentação especial de uma ciranda por crianças da Associação Ame Down. Na quinta e sexta-feira, as apresentações terão início às 19h30. O evento é gratuito ao público.

Divididas em dois grupos, A e B, as quadrilhas disputam prêmios que vão de R$ 3 mil a R$ 8 mil, consagrando os primeiros três colocados de cada grupo. “Os vencedores serão definidos de acordo com uma comissão julgadora formada por cinco membros, todos especialistas em quadrilhas juninas, que a gente traz de outros Estados”, explica o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, Edson Pessoa.

A comissão analisa sete quesitos: entrada no ‘arraiá’; coreografia, figurino, repertório musical, o conjunto do trabalho, casamento, marcador e a saída do ‘arraiá’, e dá pontos por ele. As três últimas colocadas do Grupo A são reabaixadas para o Grupo B. Já as três vencedoras do Grupo B passam ao Grupo Especial no A.

Festival Municipal de Quadrilhas Juninas 2014 - foto Rafael Passos
Festival Municipal de Quadrilhas Juninas 2014 – foto Rafael Passos

Das 33 quadrilhas da competição, 27 são de João Pessoa e foram contempladas pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) com apoio para confecção de figurino e produção da coreografia que irá mostrar ao público.

“A Prefeitura entende que é importante manter acesa essa chama da cultura popular, haja visto que é um dos legados mais bonitos e importantes da nossa região. Além do mais, as quadrilhas juninas exercem uma atuação muito forte no bairros, trabalhando praticamente o ano inteiro para este momento. É gratificante pode construir essa história junto com as quadrilhas”, comentou o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

Já bastante tradicional na cidade, o Concurso de Quadrilhas Juninas é realizado pela Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, uma Organização Não Governamental (ONG) fundada em 2008 a fim de preservar, organizar e estimular a cultura das quadrilhas juninas, em parceria com a Funjope.

Confira a ordem das quadrilhas:

Quarta-feira

Grupo A e B

A partir das 19h30

Flor de Mandacaru (Mandacaru/JP)

Macambira (Camalaú/Cabedelo)

Linda Flor do Sertão (Mangabeira VIII/JP)

Tiko Show (Mangabeira I/JP)

Sanfona Branca (Mangabeira I/JP)

Balão Dourado (Mata Redonda/Alhandra)

Nação Matuta (Valentina Figueiredo/JP)

Xote e Baião (Ernani Sátiro/JP)

João de Barro (Valentina Figueiredo/JP)

Sucupira (Padre Zé/JP)

Quinta-feira

Grupo A e B

A partir das 19h30

Pó de Serra (Mangabeira IV/JP)

Fogueirinha (Cruz das Armas/JP)

Jovem Matuto (Grotão/JP)

Paraíba (Roger/JP)

Lageiro Seco (Roger/JP)

Raiz Nordestina (Valentina Figueiredo/JP)

Mangue Seco (São José/JP)

Nascer do Sol (Jardim Cidade Universitária/JP)

Botijinha (Torre/JP)

Xiado do Xinelo (Funcionários IV/JP)

Sexta-feira

Grupo B

A partir das 19h30

Cangaceiros do Sertão (Cruz das Armas/JP)

Aconchego (Cruz das Armas/JP)

Zé Monteiro (Cristo/JP)

Viana (Ponta de Mato/Cabedelo)

Fazenda Lampião (Mangabeira/JP)

Explode Coração (Colinas do Sul/JP)

Sacode Poeira (Cruz das Armas/JP)

Fulô do Serrado (Funcionários II/JP)

Maria Cangaceira (Mangabeira IV/JP)

Flor de Lírio (Valentina/JP)

Raio de Luar (Centro/Conde)

Serviço:

São João Pra Valer: 20º Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa

Quando: quarta (15), quinta (16) e sexta (17)

Abertura: quarta-feira, 18h30

Onde: Ponte de Cem Réis

Gratuito