De (17) a (19) de novembro, Cabedelo será palco do Festival de Gastronomia “Uma Fortaleza de Sabores”, que vai acontecer na histórica Fortaleza de Santa Catarina. O evento busca valorizar e divulgar a gastronomia e a cultura cabedelenses como roteiros turísticos e vai reunir diversos restaurantes locais e de cidades circunvizinhas, como Lucena e João Pessoa.

Reunião com o Sindicato de Guias da Paraíba e de receptivos - Imagem: Divulgação
Reunião com o Sindicato de Guias da Paraíba e de receptivos – Imagem: Divulgação

Organizado pela Secretaria de Turismo (Setur), o Festival vem firmando parcerias e fazendo contatos com diversas empresas do trade turístico para divulgação e ampliação da iniciativa pioneira na cidade. Nesta terça-feira (26), a secretária Jamille Queiroz recebeu representantes de receptivos turísticos da Grande João Pessoa. Na ocasião, foram apresentados os detalhes e a programação do evento.

“Nosso objetivo é criar um Festival que entre para o calendário turístico do município. Nesse esforço, estamos buscando debater com todos os atores do trade turístico da Paraíba, conquistando parcerias e ouvindo críticas e sugestões. De forma que possamos oferecer um evento de alto nível nos aspectos cultural e gastronômico, além de segurança, boa acessibilidade e conforto aos visitantes”, comentou Jamille.

Além da gastronomia local, o evento oferecerá aos visitantes shows musicais, exposição de artesanato e da produção de alguns parceiros já confirmados, a exemplo da Renault, Kawasaki e Boticário.

“Acho que Cabedelo merece ter um evento como esse, uma novidade que muito contribui para a indústria turística de toda a Paraíba”, elogiou o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Paraíba (Singtur), Marcos Alencar.

Além da Singtur, estiveram presentes à reunião representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Turísticos (Sindetranstur) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur).

“Cabedelo pode se tornar um destino turístico ainda mais atrativo com eventos como esse, principalmente com a qualidade apresentada pela atual programação do Festival. O que muito ajuda e estimula toda a cadeia de profissionais ligada ao turismo”, destacou o presidente do Sindestranstur, Napoleão Crispim.

Parcerias já firmadas – O Festival Uma Fortaleza de Sabores contará com o apoio da PBtur, disponibilizando a parte de mídias e divulgação; da Associação dos Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel); do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que trará professores ministrando curso de reaproveitamento de alimentos utilizando a culinária local; da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que disponibilizará informações do curso de gastronomia e promoverá aulas-shows ministradas por dois chefes, dentre outros que serão confirmados até o final de outubro.

Secom Cabedelo