Festival de Gastronomia reune alunos da rede municipal

0
33
dvulgação

A Secretaria de Turismo de Cabedelo (Setur) promoveu, nesta terça-feira (24), um encontro entre os alunos da Escola Municipal Paulino Siqueira e a coordenação do Curso de Gastronomia das Faculdades Maurício de Nassau. A iniciativa faz parte dos eventos preparatórios para o Festival Gastronômico Uma Fortaleza de Sabores, que acontece nos dias (17), (18) e (19) de novembro, na Fortaleza de Santa Catarina

Na oportunidade, a equipe da Faculdade apresentou o Curso de Gastronomia Kids e levou aos estudantes aspectos básicos da produção de alimentos, como o manuseio dos utensílios e seleção dos ingredientes, os cuidados com a higiene e a atenção para a alimentação saudável. A expectativa é, ao longo das aulas, reunir cerca de 40 alunos para participarem do Festival.

“Estamos iniciando pela Paulino Siqueira uma série de atividades que visa convidar as crianças da rede de ensino municipal a fazerem parte conosco do evento Uma Fortaleza de Sabores. É uma forma de divulgar o Festival, afinal, os alunos tornam-se multiplicadores e podem sensibilizar os pais a também participarem. Vamos ampliar essa parceria com Secretaria de Educação, escolas e professores para que, no dia do evento, consigamos contar com 30, 40 alunos”, explicou a secretária de Turismo, Jamille Queiroz.

O coordenador do curso de Gastronomia da Uninassau, Filipe Tavares, revelou que a intenção é promover a integração dos alunos ao mundo da gastronomia de forma lúdica, demonstrativa e participativa.

“O objetivo maior dessa iniciativa é fazer uma integração com a gastronomia e as crianças, pois acho fundamental para o desenvolvimento delas. A oficina tem por meta estimular, de forma lúdica, a criatividade, a importância da boa alimentação e da variedade de alimentos. Queremos fazer uma coisa bem bacana, diferente do que eles estão acostumados, para estimular a alimentação saudável. Nossa intenção é que de alguma forma eles possam interagir, pois assim darão mais importância à alimentação”.

O público alvo do Gastronomia Kids envolve crianças de 8 a 10 anos, por estarem na faixa etária cuja nível de participação pode ser mais efetivo. Para participar, além da liberação das escolas, é necessária a autorização dos pais.

“As aulas de culinária para crianças podem despertar o interesse delas por essa prática, seja como forma de hobby individual, seja como necessidade pessoal no futuro, até em termos de atividade profissional. Através delas, as crianças vão receber instruções sobre higiene dos alimentos, manuseio dos utensílios e ingredientes. Ademais, em casa, junto aos pais e familiares, ir para a cozinha, depois desse aprendizado, pode se tornar uma brincadeira bem divertida”, finalizou a secretária Jamille Queiroz.

Secom Cabedelo