Festa da Páscoa em Santa Luzia (PB) promete reflexão cultura e boa gastronomia

0
626
Praça da Matriz em Santa Luzia (PB) - Foto: Divulgação

Páscoa, uma agenda para todos

Com a finalidade de promover uma das festas religiosas mais importantes para os cristãos católicos, a Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura PB) promove o evento “Páscoa para Todos”, que acontece dia (31) de março, Sábado de Aleluia, das 18h às 23h, na Praça da Matriz em Santa Luzia

De acordo com a presidente da Santura PB, Regina Amorim, o evento deverá ser exemplo de desenvolvimento territorial sustentável, com inclusão social, história, cultura e cooperação, por parte dos envolvidos. Por isso é preciso que haja parceria público-privada e doações dos interessados em construir em Santa Luzia uma identidade turística e cultural.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“O projeto tem como objetivo, unir pessoas, famílias, turistas, gestores públicos, e deixar ressurgir o que temos de bom e de grandioso em nós. Neste evento buscamos parcerias para distribuição de chocolates e ovos de Páscoa para as crianças e também com profissionais de recreação. Os artesãos que vão expor no evento poderão incluir na sua produção e venda as tiaras e as máscaras com motivos de Páscoa”, explicou Regina.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A programação conta com a apresentação do Coral cantando músicas de Páscoa, o Repique Festivo do Sino da Igreja, o Cinema na Praça – Ressurreição de Jesus, a Exposição com Mensagens de Celebração da Páscoa, a Feira de Artesanato e Comidas, a Ceia de Páscoa na Praça, que dispõe de mesa para quatro pessoas decorada com cestinha de pão, uvas e suco de uva e o cardápio também para quatro pessoas que inclui, salpicão, queijos, bobó de frango, pão, sobremesa.

Ainda segundo a presidente, para a execução operacional do projeto a Associação deve contar também com a arte das costureiras da cidade, que farão a decoração da Praça e ainda confeccionarão um tapete em feltro e ou juta adornado com flores de chita, medindo 100m de comprimento e 1m de largura. “Além disso, há a possibilidade de haver uma palestra sobre a Ressurreição de Cristo pelo Padre da cidade,” revelou.

A “Páscoa para Todos” deve se consolidar, e a partir deste ano, estar incluída no Calendário de Eventos de Santa Luzia. “A Santura PB busca parcerias com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Luzia (CDL), com os Bancos de Desenvolvimento, a exemplo do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, com empreendedores locais e com a Prefeitura Municipal de Santa Luzia para a realização do evento”, concluiu a presidente.

Sobre a Páscoa

O significado da Páscoa é a ressurreição de Cristo. É um momento para refletir sobre a trajetória e a história de vida de Jesus. A celebração da Páscoa é rica de simbologias. O Círio Pascal (uma vela branca que representa a Luz de Cristo) e o fogo são sinais da presença de Deus. A água representa a purificação e o desejo do Senhor de esquecer nossos pecados e de fazer de nós criaturas novas. Os sinos repicam, para entoar a glória e a ressurreição de Jesus. Páscoa é o dia mais importante para os cristãos.
O Coelho da Páscoa é o símbolo da fertilidade e os ovos representam o símbolo de nascimento.

Redação
*com informações da Santura