recuperação    do rebanho caprino no semiárido paraibano, reduzido devido à estiagem de dois anos atrás, ganha impulso durante esta semana com a realização da 7ª Festa da Cabra Leiteira no município    de Coxixola, no Cariri, numa iniciativa da prefeitura municipal, com apoio do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba. Também ocorrerá a 1ª Mostra da Agricultura Familiar. A abertura dos eventos será nesta sexta-feira (27), às 10h, e o evento segue até sábado (28), reunindo criadores para troca de experiência e participação do torneio leiteiro que, neste ano, premiará os 20 animais que mais se destacarem.

Durante toda a sexta-feira ocorrerá a recepção    dos animais e inscrição para o torneio leiteiro. A programação cultural começa à noite, com a apresentação    dos Bacamarteiros de Coxixola e de Camalaú, que se destacam como uma grane atração da região. No sábado, paralelo ao torneio, terá exibição da banda Filarmônica São José e nos stands ocorrerá oficina sobre enxertia de algaroba, com apresentação da Fundação    Flora Nativa.

Na programação, consta visita ao bosque de clones de algaroba, na fazenda de Mario Antonino, práticas agropecuárias, além de degustação    de produtos derivados do leite de cabra. Também terá o 2º Desfile de Miss-cabrita de Coxixola e o 2º Concurso da Mulher Ordenhadeira. Encerrando o dia, ocorrerá apresentação do grupo de dança Tradição Nordestina, show com Chiquinho de Belém e Banda Forró com Nós.

O torneio será composto de três categorias, sendo dente    de leite, cabra jovem e adulta. Cada produtor    poderá concorrer com três animais, sendo um em cada categoria.  Não será permitida a entrada de animais doentes e todo serão examinados por um veterinário    ao chegarem no parque.

Os dois eventos contam com o apoio do Sebrae, Associação  dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Coxixola e Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Fotos são de Genilson B. Brito