Fest Bossa & Jazz 2017 acontece em Mossoró nesse final de semana

0
168

Um dos maiores festivais de jazz, bossa e blues do Norte e Nordeste volta a Mossoró. A capital cultural do Rio Grande do Norte foi mais uma vez escolhida pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) para receber uma edição do Fest Bossa & Jazz, que desde 2010 espalha ondas sonoras pelo Estado.

A Estação das Artes Elizeu Ventania receberá, nesta sexta e sábado (22) e (23), nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional por meio de shows e Jam Sessions. Toda a programação é gratuita. O Festival é idealizado por Juçara Figueiredo Produções e conta com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

Secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar - Imagem: Divulgação
Secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar – Imagem: Divulgação

“Esse Governo acredita na força do turismo cultural e por isso levaremos o evento de maior atrativo turístico do RN para um município estratégico. Mossoró já tem vocação para receber grandes eventos e este período de baixa temporada é ideal para a cidade manter o ritmo turístico por meio da cultura e do entretenimento”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O Festival também assume o lado da responsabilidade social por meio de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes. Serão realizadas entre a quinta e o sábado. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes ou pelo site: www.festbossajazz.com.br/participe/.

O Festival além de educar crianças e adultos com a realização de oficinas, durante os shows vai trabalhar com o lema “Consumo responsável e sustentável – Evento limpo”. Todas as bebidas do evento serão servidas em Ecopos, para evitar o acúmulo de latas, garrafas e copos descartáveis no ambiente (resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta).

Os shows

O aquecimento para os shows começa já na Praça de Convivência de Mossoró, às 19h, com o cortejo da Street Band (RN), que leva o público até o palco, onde às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório, com seus 50 integrantes sob a regência de Damião Senna abre, oficialmente, os shows do Fest Bossa & Jazz 2017.

Na sequência, às 21h30, Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza, com direção musical do arranjador e pianista carioca, Fernando Merlino, que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago. Completam o time de feras no Tributo, os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

Para fechar a primeira noite com autenticidade, sobe ao palco, às 23h, o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete incendiar a plateia com seu expressivo e sempre criativo Blues.

No último dia do Festival, sábado (23), às 20h, tem a Orquestra Sanfônica de Mossoró que, regida pelo jovem maestro Cláudio Araújo, promete apresentação especial ao lado da cantora e intérprete de Mossoró, Dayanne Nunes. Logo após, 21h30, tem Sueldo Soares (RN) convida Sandra de Sá (RJ), um encontro entre eletrizante entre a MPB e a Black Music.

Por fim, às 23h, sobe ao palco o americano, J.J. Jackson acompanhado por Gustavo Cocentino e Blue Mountain. Com carreira solidificada no Brasil, Europa e EUA, o bluesman tem canções em trilhas de novelas como “Bebê a bordo”, “Vamp” e “Rainha da Sucata”, além de importantes campanhas publicitárias. Com pegada Soul/Blues, Jackson apresentará canções autorais e clássicos, como “Stand by me”.

Para o público que não pretende se despedir do clima do Festival, nas duas noites, após os shows no palco, é realizada no Birra Nordestina, a Jam Session, que reúne músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação.

O Fest Bossa & Jazz é um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Estado. É assinado pela Juçara Figueiredo Produções, parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró, realização Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SETUR e EMPROTUR com recursos do Governo Cidadão e Grupo Banco Mundial. Em Mossoró conta com a promoção da TCM.