Fest Aruanda encerra com exibição de quatro produções financiadas por editais da Funjope

0
44
12ª edição do FestAruanda - Imagem: Divulgação

Por Juneldo Moraes

A 12ª edição do FestAruanda, aberto na semana passada, termina nesta quarta-feira (6) com a Mostra Funjope/FMC/Walfredo Rodrigues, que terá a exibição de quatro curtas-metragens, financiados pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com recursos do Edital Walfredo Rodrigues. A sessão será na sala 6 do Cinépolis (Manaíra Shopping) e começa às 14h. A entrada é gratuita.

A sessão será aberta com “O terceiro velho”, ficção de Marcus Vilar, com roteiro do próprio Vilar e Vinícius Rodrigues. Baseado no conto de Antônio Carlos Viana, o filme retrata a noite de uma prostituta que encontra três clientes de idade avançada e vivencia situações inesperadas. Financiado pelo FMC, tem fotografia de João Carlos Beltrão. No elenco, Zé Dumont, Buda Lira e Fernando Teixeira e a atriz Kassandra Brandão.

Depois será a vez do único documentário da tarde, “Universo hip hop – ParaibaRap”, que tem direção e roteiro de Gerard Miranda, fotografia de Marcelo Quixaba e montagem de Arthur Moura. O filme, financiado pelo Edital Walfredo Rodrigues, é o registro da evolução dos quatro elementos da cultura Hip Hop na Paraíba e no Brasil, como agente de formação de identidade coletiva e transformadora social.

O terceiro filme é “A poeira dos pequenos segredos”, com roteiro e direção de Bertrand Lira, baseado no conto homônimo de Geraldo Maciel. Com Nanego Lira e Verônica Cavalcanti, essa ficção mostra um homem do campo e o fascínio pela grandeza do mundo e seus mistérios; uma mulher e sua longa espera. A fotografia é de João Carlos Beltrão e a montagem de Ely Marques. O filme também foi financiado com recursos do FMC.

Para finalizar a programação, “Contínuo”, produção de 2014 financiada pelo Edital Walfredo Rodrigues. Com roteiro e direção da dupla Carlos Ebert e Odécio Antonio, o curta mostra um contínuo no tempo e no espaço. No elenco, Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, Odécio Antonio e Verônica Cavalcanti. Carlos Ebert também assina a fotografia e a montagem é de Fernando Fonini.

Além dos filmes que serão exibidos no encerramento do FestAruanda, outra produção financiada com recursos do FMC é destaque no evento. “Hosana nas Alturas”, ficção de Eduardo Varandas, participa da Mostra Competitiva do Festival. O curta conta a história de Hosana, uma transexual feminina que trabalha como prostituta, e Normando é um homem que não aceita o fato de ser homossexual.

Financiamentos – João Pessoa vem se destacando como a terceira Capital do Brasil com maior investimento em produção audiovisual. Isso se deve aos investimentos feitos na área pela PMJP em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), através dos Editais de Chamadas Públicas, que este ano, assegurou recursos da ordem de R$ 3.600.000,00 para o Edital Walfredo Rodrigues, contemplando 14 produções.

Filmes

  1. O terceiro velho

(Ficção. 15 min, P&B, 2013, João Pessoa)
Direção: Marcus Villar
Roteiro: Marcus Vilar e Vinícius Rodrigues, baseado no conto de Antônio Carlos Viana
Elenco: Zé Dumont, Buda Lira e Fernando Teixeira e a atriz Kassandra Brandão.
Direção de Fotografia: João Carlos Beltrão
Som Direto e desenho sonoro: Caio Gomes e ChMalves
Edição e Finalização: Ely Marques
Classificação indicativa: 16, anos.

  1. Universo hip hop – Paraiba Rap

(Documentário. Min , João Pessoa)
Direção: Gerard Miranda
Roteiro e direção: Gerard Miranda
Direção de arte: Francisco Lacerda
Assistência de Produção: Araceli Duran e Caroline Arruda
Montagem: Arthur Moura
Técnico de som: Bruno Alves
Fotografia: Marcelo Quixaba

  1. A poeira dos pequenos segredos

(Ficção. 20min, cor, 2012, João Pessoa)
Direção: Bertrand Lira
Argumento e Roteiro: Bertrand Lira com consultoria de Di Moretti, baseado do conto “A Poeira dos Pequenos Segredos”, de Geraldo Maciel.
Elenco: Veronica Cavalcanti e Nanego Lira
Diretor de Fotografia: João Carlos Beltrão
Som Direto: Bruno de Sales:
Edição e Finalização: Ely Marques;
Desenho de som e mixagem: Débora Opolski

  1. Contínuo

(Ficção. 16min05, cor, 2014, João Pessoa)
Direção: Carlos Ebert e OdécioAntonio
Roteiro: Carlos Ebert e OdécioAntonio
Elenco: Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, OdécioAntonio e Verônica Cavalcanti
Direção de fotografia: Carlos Ebert
Desenho de som: Eliza Garcia
Montagem: Fernando Fonini

Serviço
FestAruanda – Mostra Funjope/FMC/Walfredo
Atração: Curtas-metragens (“O terceiro velho”, “Universo hip hop – Paraiba Rap”, “A poeira dos pequenos segredos” e “Contínuo”)
Local: Cinépolis, Sala 6 (Manaíra Shopping)
Dia: Quarta-feira (6)
Hora: 14h

Entrada gratuita

Secom JP