Fenachamp 2017 contabiliza mais de 71 mil visitantes

0
19
Fenachamp, brinde - Foto: Jean Teixeira / Divulgação

A Fenachamp 2017 encerrou neste domingo, dia (29), contabilizando um público de 71.163 visitantes durante os 15 dias em que ofereceu atrações no parque localizado em Garibaldi. A presença de 24 vinícolas, que juntas representam 90% de todo o espumante produzido no Brasil, gerou o consumo de 30.500 garrafas da bebida, números que superam os dados da última edição, de 2015.

Para o presidente da Fenachamp 2017, Clovis Furlanetto, a avaliação é positiva. Ele conversou com os proprietários das vinícolas que estiveram na festa e está feliz com o retorno. “Todos estão satisfeitos, o consumo de espumante foi um pouco maior do que na última festa, então nosso objetivo foi atingido”, afirma. Quanto ao público, que também teve um pequeno acréscimo, o presidente garante que viu pessoas felizes ao andar pelo parque. “Nossa meta era atingir o mesmo número de visitantes de 2015. Crescemos um pouco, então avalio como positivo em um ano que o Brasil vive dificuldades na economia. O que me marcou no público foi ver que as pessoas estavam se divertindo muito na nossa festa”, completa.

Público - Foto: Fattore / Divulgação
Público – Foto: Fattore / Divulgação

Além dos estandes das vinícolas, os shows também foram responsáveis por atrair boa parte dos visitantes. Pelo palco da Fenachamp, passaram artistas de diversos estilos musicais, privilegiando jovens e adultos e apreciadores de sertanejo, música tradicionalista, rock, reggae, som eletrônico e outros. No palco, também estava um diferencial desta edição que se confirmou como um sucesso: as baladas, que em 2015 eram apenas de música eletrônica, passaram a contemplar outros estilos. A mudança foi bem aceita e reforçou ainda mais a importância de a festa se estender além da meia-noite nas vésperas de final de semana.

Elvis Celebration in Concert - Foto: Fattore / Divulgação
Elvis Celebration in Concert – Foto: Fattore / Divulgação

Na última sexta-feira da festa, teve Balada Rock, comandada pela banda gaúcha Vera Loca. Antes da atração principal, a festa contou com o show Elvis Celebration in Concert. No sábado, o destaque foi a banda Sunset Riders e os clássicos do rock internacional.

O último sábado da Fenachamp foi marcado pela diversidade musical e a variedade de atrações. Os portões do Parque Fenachamp abriram às 16h30min e os visitantes foram recebidos com o show de Juliano Furlanetto Acústico.

Uma tradição da Festa do Espumante Brasileiro melhorou na edição deste ano: o Sabrage Coletivo, que já integrou o Guinness Book, teve recorde de participantes em 2017. Neste ano, 388 pessoas participaram da ação, 23 a mais que na última edição. O número de garrafas abertas em um golpe só em 2017 chegou a 380, sendo 222 por homens e 158 por mulheres.

A programação 2017 incluiu aventuras como bungee jumping, tirolesa, parede de escalada e selfie nas alturas, espaços e atrações específicas para crianças, como o tiro ao alvo promovido pelo Exército, encontros de motos e carros antigos, e muita tradição no Memorial da Colonização Italiana. O aplicativo para celular da Fenachamp foi mais uma novidade deste ano.

Homenagens - Foto: Fattore / Divulgação
Homenagens – Foto: Fattore / Divulgação

Na cerimônia de encerramento, o prefeito Antonio Cettolin prestou homenagens à organização do evento. Ele entregou placas de agradecimento ao trabalho feito pelas soberanas, rainha Valéria Meneghetti Carniel e as princesas Gabriela Mattei e Mônia Meneghetti, e pelo presidente Clovis Furlanetto, que se dedicou voluntariamente ao cargo pela terceira vez.

O prefeito ainda anunciou Giliano Verzeletti como presidente da próxima edição, já definida para (3) a (27) de outubro de 2019. Durante seu discurso, Cettolin ressaltou que, até lá, será investido R$ 1 milhão em melhorias no parque, incluindo a construção de um pavilhão anexo com 700 metros quadrados.

Ascom Garibaldi / Setur