João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil.   Nasceu em 5 de agosto de 1585 já sendo cidade. Nunca foi vila, povoado ou aldeia!
Teve vários nomes: Cidade de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederikstadt (Frederica) e Parahyba, nome que permaneceu até 1930.
A partir da morte trágica do então presidente João Pessoa, a Assembleia Legislativa Estadual aprovou a mudança do nome da capital, em 4 de setembro de 1930, de Parahyba para Joao Pessoa.

Porém a cidade da Parahyba continua sendo considerada uma das cidades mais verdes do Brasil, onde se respira ar puro e onde a qualidade de vida que a cidade oferece é motivo principal para pessoas de todo o país manifestarem o desejo de morar aqui.
A cidade possui uma diversidade cultural e gastronômica ímpar, além de um potencial turístico que vem despontando como um dos destinos mais procurados do país. O centro histórico, a Estação Ciências o Farol do Cabo Branco e a Costa do Conde, no litoral sul são os lugares mais visitados pelos turistas.

Entretanto, a partir da inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa, uma nova modalidade de turismo – o de eventos e negócios – tem dado os primeiros sinais de que a capital paraibana tem potencial e vem  se destacando no calendário das grandes feiras nacionais e internacionais, a exemplo da Robocup (Copa Mundial de Robótica) que aconteceu no mês passado, cujo destino (João Pessoa) foi bastante disputado por outros países e até mesmo por outras capitais brasileiras que haviam pleiteado o evento.
Essa feira foi o divisor de águas no turismo de negócios da capital, tendo movimentado toda a cadeia produtiva do turismo, e gerado emprego e renda para a população local.
No setor hoteleiro, no período da feira, a ocupação dos leitos chegou a 90%, isso sem contar com restaurantes e shoppings que lotaram.
A capital paraibana esta em pleno desenvolvimento econômico e turístico.

Hoje, 05 de agosto, o dia do seu aniversário, a capital João Pessoa continua fazendo história. São 429 anos comemorados por todos os paraibanos, e também por todos que aqui chegaram que amaram e que abraçaram a cidade como sua.
Feliz aniversário, Parahyba!

Nossa cultura e nossa Historia.
Nossa cultura e nossa Historia.

SHARE
Artigo anteriorJoão Pessoa celebra 429 anos
Próximo artigoMITM Américas & CULTOURFAIR 2014 atrai a compradores de 36 países
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br