O Farol está localizado sobre uma falésia na praia do Cabo Branco, bairro nobre da capital onde o metro quadrado é o mais caro de João Pessoa; ele ainda é o ponto turístico mais visitado da Paraíba. Sua forma com pontas agudas triangulares, faz alusão ao ciclo do Agave “sisal” (Agave Sisalana), que nos anos 60 e 70 era muito comercial no estado. Tem cores branco e preto revelando aos navegadores do Atlântico,  que nossa costa é rica em areia branca e ainda possui uma parede de corais que dificulta a entrada na cidade através do mar.

Foi planejado pelo arquiteto e urbanista Pedro Abraão Dieb (In memoriam), e teve sua inauguração no ano de 1972, de lá pra cá, o farol passou a ser conhecido também como “O ponto mais oriental das Américas”, mesmo situando-se a menos de 1 km da Ponta do Seixas.

O passeio ao Farol nos transmite uma sensação de liberdade. A vista do Oceano Atlântico sob a falésia de um lado; as árvores de mata Atlântica de outro; deixa qualquer visitante extasiado, pois tamanha é a beleza do local. Sem contar que, condutores locais, nos contam  “causos” do farol de da Paraíba com uma alegoria risonha que aguça a nossa imaginação, e nos deixa com vontade de que aquele momento não acabe. De lá, do farol, avistamos a Ponta do Seixas. Na realidade o Farol e a Ponta do Seixas estão intimamente ligados, pois é aqui, onde o sol diz:  Bom dia Brasil!

*Este texto foi relocado para esta coluna e faz parte do acervo da colunista.
Escrito em 18/03/2013

SHARE
Artigo anteriorFortaleza de Santa Catarina
Próximo artigoMc Atômico, Aculturando o Ragga
Ana Célia Macedo
Ana Célia Macedo, jornalista desde 2010 é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba (Abrajet PB). Iniciou suas atividades junto a comunicação escrevendo sobre turismo num blog em que narrava experiências vividas nas suas viagens pelo mundo e também divulgando os atrativos turísticos da sua cidade natal, João Pessoa. Morou por dois anos na Suíça, onde aperfeiçoou habilidades no jornalismo online, editorando o site “Brasileiros na Suissa”, que continha conteúdo exclusivo para a comunidade brasileira naquele país. É acadêmica em Comunicação Social, empresária e editora do site "O Concierge Online" que produz o melhor conteúdo em Turismo, Cultura e Gastronomia. Viajar, comer bem, conhecer novas culturas, fotografar e escrever são seus "hobbies". E-mail para contato: anaceliamacedo@oconciergeonline.com.br