Exposição fotográfica de Caique Cunha acontece no Casarão 34 em agosto

0
222
Caique Cunha - Sem título, 2015 / Divulgação

Depois de passar por Nova York, Rio de Janeiro e Festival de Inverno de Garanhuns, a exposição; Williamsburg – Paisagem em Transformação, do fotografo carioca Caique Cunha chega a João Pessoa no próximo dia (16) de agosto, no Casarão 34, a partir das 17h.

Esta mostra apresenta uma síntese visual da paisagem humana, arquitetônica e urbana de Williamsburg, resgatando a discussão entre as ambições estéticas da fotografia e sua função documental.

Segundo Cunha, “Eu uso a fotografia como meio de autoexpressão e autoconhecimento, que envolve paixão e entusiasmo. Além de fotografar palcos, desde 2005 tenho fotografado ruas de cidades como o Rio de Janeiro e Nova York. É no meio do caos dessas cidades que eu encontro a paz que preciso para fotografar a vida cotidiana.”

“A minha escolha por um determinado tema está relacionada com a intensidade e beleza poética que a cena transmite. Isso não significa que eu só fotografe beleza nas formas convencionais. Poesia é encontrada também na dor, na tristeza e no sofrimento, bem como na injustiça social e na indiferença”, complementou Caique.

Sobre a exposição

Paisagens de grandes centros urbanos vivem em constantes transições. Cidades são estruturas que crescem e se desenvolvem, criando novas imagens e nova identidade capazes de desprezar costumes e tradições. Caique Cunha percorre Williamsburg, em Nova York, registrando o processo de gentrificação no bairro do Brooklyn. Seu olhar peculiar apresenta elementos expressivos de uma localidade em transformação.

Caique Cunha - Domino Sugar Factory, 2015  / Divulgação
Caique Cunha – Domino Sugar Factory, 2015 / Divulgação

O registro de uma região ainda pouco explorada reforça o olhar e as relações entre o espaço, o tempo e seus habitantes. Elementos que dão corpo e vida a uma cidade.

Utilizando-se de enquadramentos que enfatizam a dissonância entre a cultura local e o novo, Caique narra histórias, indiferenças, conflitos e complexidade de planos. As imagens apresentadas aqui foram produzidas entre 2013 e 2016, e propõem diálogo entre fotografias analógicas, digitais e instantâneas.

Caique Cunha - Sem título, 2015 / Divulgação
Caique Cunha – Sem título, 2015 / Divulgação

“Isto é o que mostro em minhas fotos: a aspereza que é uma parte inerente da alma de uma comunidade. Fotografar pessoas comuns nas ruas inspira a minha curiosidade. É um meio de interagir com elas e de interpretar o seu mundo”, afirma o fotógrafo, que desde 2005 faz das ruas de grandes cidades o seu tema preferencial. Inspirado pela obra de Robert Frank e Richard Sandler, diz preferir o preto e branco por revelar um mundo sensível e livre de interferências. “Vejo cores em imagens monocromáticas, cheias de textura, volume e diferentes tons de cinza”, garante.

A mostra tem curadoria do arquiteto e cenógrafo Rodrigo Santana, para quem ela representa uma síntese visual da paisagem humana, arquitetônica e urbana de Williamsburg, “resgatando a discussão entre as ambições estéticas da fotografia e sua função documental”.

Caique Cunha

Caique Cunha - Imagem: Divulgação
Caique Cunha – Imagem: Divulgação

Caique é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e estudou fotografia no Centro Internacional de Fotografia (ICP) e na Escola de Artes Visuais (SVA), ambas em Nova York. Atualmente é o fotografo do Prêmio da Música Brasileira, Gerente de operações fotográficas no Comitê Rio 2016 (Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro). Fotografa espetáculos teatrais e musicais, além de se dedicar à fotografia documental e de rua.

Exposição
Abertura: 16 de agosto (quarta-feira) as 17hs
Período da exposição: 16 de agosto a 22 de setembro de 2017
Local: Casarão 34 – Praça Dom Adauto Av. Visconde de Pelotas, 34 Centro, João Pessoa – PB
Informações: (83) 3218-9708

Ficha Técnica
Fotógrafo: Caique Cunha
Curadoria: Rodrigo Santana
Produção executiva: Studio Rico e Valério Lima

Informações: +55 83 9.8616-5005

Assessoria