Depois do sucesso da Robocup 2014, que aconteceu em João Pessoa, no mês passado, tem início nesta terça-feira (12), a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa regional (paraibana), a partir das 8h, na Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As atividades prosseguem até o dia 17 de agosto (domingo), com a final. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

O coordenador regional da OBR, Fagner Ribeiro, comentou que a etapa regional é um evento muito importante, pois ele é a preparação para as etapas nacionais e mundiais de robótica. “Fiquei surpreso este ano com a quantidade de escolas inscritas no município e no Estado”, acrescentou Fagner Ribeiro.

Robótica1

No Brasil, cerca de 2.000 equipes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares participam do evento. A Paraíba é o segundo Estado com maior número de escolas inscritas, com 291 equipes, sendo 130 competindo no nível 1 (Ensino Fundamental) e 161 equipes competindo no nível 2 (Ensino Médio). No município de João Pessoa participam 157 equipes, sendo 115 do nível 1 e 42 do nível 2.

Serão três rodadas, sendo a primeira às 10h, a segunda às 14h e a terceira às 16h. As eliminatórias acontecem nos dias 12, 13 e 15 de agosto (terça, quarta e sexta-feira). Nesta fase são classificadas 30 equipes do ensino fundamental (nível 1) e 37 do ensino médio (nível 2). A etapa final acontecerá no domingo (17).

Premiação – Os três primeiros participantes da OBR que se destacarem na modalidade prática em sua regional receberão medalhas. As medalhas da modalidade prática são entregues em cerimônia de premiação no local do evento, logo após a apuração dos vencedores.

Haverá ainda prêmios extras para melhor estreante, melhor escola pública, escola privada, prêmio extra robustez (robô mais robusto da competição), inovação (robô com algum processo inovador), elegância (robô mais bonito e melhor acabado) e prêmio dedicação (que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional).