Estação Cabo Branco promove atividades na Semana de Conscientização da Síndrome de Down

1
91
Estação Cabo Branco - Imagem: Dayse Eusébio / Divulgação

Por Adriana Crisanto

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em parceria com o Instituto Primeiro Olhar, a Associação Ame Down promovem neste sábado (25) programação artística e cultural para os familiares e crianças com a síndrome em João Pessoa, em alusão a Semana de Conscientização sobre a Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, que teve início no dia 19 de março.

A diretora geral do Instituto Primeiro Olhar, Thayse Christine Souza Dias, disse que a Semana de Conscientização é de extrema importância para toda sociedade, pois ela chega a todas as pessoas com deficiência. A informação chegar a um maior número de pessoas garante mais qualidade de vida para eles. “Temos que fazer com que as pessoas entendam que Síndrome não é uma doença. A única coisa que contagia é o amor que eles emanam”, acrescentou Thayse Dias.

Serão ofertadas oficinas artísticas, culturais e pedagógicas de música, teatro, dança, quadrinização e contação de história durante todo dia. A programação do dia tem início às 9h, na sala de práticas educacionais, com um café da manhã para as crianças e jovens.

Em seguida se formará uma mesa redonda com profissionais da área de Saúde, no auditório da Estação Cabo Branco, que vão comentar sobre conscientização, avanços na saúde e orientações sobre a Síndrome de Down.

A partir das 14h, no mesmo dia, haverá uma visita ao conhecimento do processamento de produtos em uma fábrica de café, biscoito e granola no perímetro urbano da cidade de João Pessoa. No dia 26 de março, a partir das 16h, haverá uma caminhada com panfletagem nas praias de Tambáu e Cabo Branco feita pelos membros da Associação Ame Down. A semana será encerrada no dia 28 de março com uma visita a uma emissora de televisão local com jovens com Síndrome de Down.

A Semana de Conscientização sobre a Saúde da Pessoa com Síndrome de Down teve início no dia 19 de março com uma missa alusiva a data na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital. O lançamento da campanha aconteceu no dia 21 de março com uma sessão solene no Tribunal de Justiça da Paraíba e uma oficina de gastronomia, no Mangabeira Shopping, com os chefinhos especiais.

Na Câmara de Vereadores, dia 23, aconteceu uma audiência pública sobre a Síndrome de Down. No dia seguinte, 24 de março, o auditório da Faculdade Internacional ocorreu seminário com a presença de profissionais de saúde sobre melhores condições de vida para as pessoas que têm a Síndrome.

Primeiro Olhar – O Projeto Primeiro Olhar é fruto da observação de pais e profissionais quanto da necessidade de um atendimento imediato para pais e familiares que visa acolher, informar e orientar a família sobre o diagnóstico e os potenciais que a criança com Síndrome de Down pode desenvolver.

SERVIÇO:
SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN
Atividades: Café da Manhã e Oficinas Artísticas Pedagógicas
Sábado (25)
Horário: 9h às 12h
Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.
Fones: 3214.8303 – 3214.8270

Secom JP