Espetáculo teatral mostra importância da inclusão para formação de uma sociedade mais justa e acolhedora

0
Espetáculo teatral, "Uma Nova Paraíba" - Imagem: Divulgação

Na próxima segunda-feira, dia (18), será apresentado o espetáculo “Uma Nova Paraíba” pelo grupo de teatro formado por alunos da Escola Novo Olhar. A peça será encenada no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, com sessões às 19h e às 20h30.

O grupo de teatro é composto por crianças, jovens e adultos com alguma dificuldade de aprendizagem e o intuito da apresentação é mostrar que pessoas com qualquer deficiência podem desenvolver diversas atividades dentro de suas limitações, bastando apenas respeitar as diferenças.

De acordo com a diretora da escola, Ana Sofia de Alencar Maia, esses alunos são pessoas que merecem e devem ser respeitadas por todos, pois, apesar de suas limitações cognitivas, são extremamente capazes de desenvolverem qualquer tipo de atividade. “Nosso objetivo com essa apresentação é conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças e promover a igualdade. Dentro da nossa escola, todos têm as mesmas oportunidades dentro de suas limitações. É isso que queremos mostrar a quem for assistir nossa peça de teatro”.

O professor de teatro, Flávio Ramos, responsável por desenvolver todo o roteiro da peça, diz que tudo foi pensado para que todos os alunos tivessem um lugar no espetáculo. “Independentemente da deficiência do aluno, ele deveria ser incluído na apresentação. Todo o enredo foi composto de acordo com a habilidade de cada um, dando a todos a oportunidade de participar da peça”, explica.

Segundo Flávio o enredo da peça circula pelo dia a dia da Paraíba, explica como funciona o cotidiano do estado, fala sobre história, política, cultura, culinária, entre outras características locais. “Pensamos em mostrar para nossos alunos tudo o que circula a realidade dele para que conheça a história de seu estado e suas origens”, conta.

Para Sofia essa peça é uma oportunidade de mostrar para a sociedade a importância de começar e enxergar essas pessoas. “Infelizmente quem tem algum tipo de deficiência é invisível para a sociedade. Esperamos que esse espetáculo conscientize a todos e que, a partir disso, essas pessoas possam ser vistas e aceitas como cidadãos normais e capazes de desenvolver qualquer atividade”, finaliza a diretora.

Sobre a Escola Novo Olhar
A Escola Novo Olhar está sediada em João Pessoa desde 1999. É dirigida por Ana Sofia de Alencar Maia, professora, psicopedagoga e psicóloga com 43 anos de carreira. O objetivo da escola é oferecer reforço escolar para pessoas com deficiência e que têm dificuldade de aprendizado nas escolas regulares.

As atividades desenvolvidas vão desde a alfabetização até aulas complementares de artes, dança, teatro e culinária, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e socialização. Alguns alunos têm Autismo, Síndrome de Down e outros problemas diversos relacionados à deficiência cognitiva.

Serviço
Espetáculo Teatral “Uma Nova Paraíba”
Local: Teatro Ednaldo do Egypto (Av. Maria Rosa, 284 – Manaíra)
Data: 18/12/2017
Horário: 19h e 20h30
Preço: R$ 10,00

Assessoria