Artes visuais, dança e música integram a programação, desta sexta feira (9), do Circuito Cultural, em João Pessoa. A partir das 15h, grafiteiros da Capital e de Campina Grande darão continuidade à intervenção no muro da Escola Thomás Mindello, na lateral da Praça Pedro Américo, no Centro. É o Coletivo Graffiti Paraíba, que tem o intuito de promover a arte de rua em todo o Estado.

Terreiro Envergado
Terreiro Envergado

A programação prossegue, às 21h, com a dança do Coletivo Tanz (Ademilton Barros e Erik Breno) no Largo de São Pedro. Adupla apresenta o espetáculo Terreiro Envergado, que resgata conceitos da dança teatral popular, com gestos e jogos propostos pelo próprios intérpretes.

Escurinho
Escurinho

O cantor e compositor Escurinho é o anfitrião da Ciranda de Maluco, às 23h, na Cachaçaria Philipéia. Com uma trajetória de quase 30 anos, Escurinho tem na bagagem três CDs, um DVD, além de apresentações nacionais e internacionais. Neste projeto, o cantor revela sua pesquisa sobre cultura popular, expressões nordestinas e divulgação da produção musical paraibana, uma vez que recebe no palco artistas convidados. Além dele, irão participar as bandas Arupemba, Caburé Carimbó Clube, Datura Reggae e Licenciosa.

Convidado da Cirando de Maluco Banda Arupemba
Convidado da Cirando de Maluco Banda Arupemba

Com Joca das Condonga na voz, Jairo Conrado na bateria, Morani Man no contrabaixo, Leandro Dub na guitarra, Kariri na viola, e Tom e Katiusca na percussão, a banda Arupemba produz seu som registrando o cordel, repente, coco, maracatu, ciranda, baião e rock. Já a Caburé Carimbó Clube é formada por Tiago Moura na voz, Rudá Barreto e Marcelo Vilar nas guitarras, George Glauber na bateria, Zé Ilton no contrabaixo e Uaná Barreto no teclado. O grupo toca ritmos de artistas paraenses, como Pinduca e Dona Onete, passando pela nova geração como Felipe Cordeiro.

Convidado da Ciranda-de Maluco Caburé Carimbó Clube (Foto-de Bruno Vinelli)
Convidado da Ciranda-de Maluco Caburé Carimbó Clube (Foto-de Bruno Vinelli)

Buscando as raízes da música reggae, a banda Datura Reggae, comandada pelo vocalista e compositor Davi Gabinio, apresenta letras que refletem o universo dos grandes centros urbanos em contraste com a realidade sociocultural em que o grupo está inserido. A banda é formada pelo guitarrista Dartanhan, pelo baixista Hiwry, pelo guitarrista Lineker e pelo baterista Alisson.

Convidado da Ciranda-de Maluco Banda-Licenciosa (Foto de Rafael Passos)
Convidado da Ciranda-de Maluco Banda-Licenciosa (Foto de Rafael Passos)

Por fim, constituído em 2010, o Grupo Licenciosa guarda em suas composições algumas entrelinhas que dialogam com os acordes e batidas de sua música, descrito pela banda como Rock ‘MpBregAlternativo’, e executada por Rojão Ramos, nos vocais e guitarra; Marcondes Orange, na bateria; Amadeus Coisethal, no contrabaixo; e Edson Araújo, na guitarra.

Convidado da Ciranda-de Maluco Banda Datura Reggae
Convidado da Ciranda-de Maluco Banda Datura Reggae

O Circuito Cultural segue até domingo (11), com programação gratuita. e acontece no Centro Histórico da Capital, em uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e do Movimento Cultural Varadouro.