O concurso quer unir a poesia com o ato de esculpir desenvolvendo no jovem o gosto pelas artes visual e literária

Realizado pelo Instituto Tarcísio Michelon, a terceira edição do Simpósio Internacional deEscultores acontece de 24 de outubro a 09 de novembro, na Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).

Durante 17 dias, os escultores Jorge De Santiago, México; Kemal Tufan, Turquia; Michail Vouzounerakis, Grécia; Pablo Yactayo, Peru; Petre Petrov, Bulgária, Remigio Davila, Espanha; Sestilio Burattini, Itália; Tzeitel Henrnández, Costa Rica; Yoshin Ogata, Japão e Márcia de Bernardo, Brasil, estarão expressando suas emoções e sentimentos em blocos de pedra basalto, que é típica da região e pesam mais de uma tonelada.

A novidade desta edição é um Concurso Cultural de Poesias. Direcionado principalmente aos alunos das Instituições de Ensino de Bento Gonçalves, mas aberto para participação de outras localidades também, o concurso foi criado com o objetivo de proporcionar uma grande interação entre a comunidade e o universo artístico da escultura.

O concurso quer unir a poesia com o ato de esculpir desenvolvendo no jovem o gosto pelas artes visual e literária. A partir do tema “Escultura: poesia sem palavras”, os alunos trabalharão com a sua imaginação e colocarão no papel, com suas palavras, e através de uma poesia seus sentimentos sobre a arte da escultura.

Os participantes foram divididos em dois grupos: No primeiro, podem participar alunos do sexto ao nono ano. Para o segundo grupo participarão alunos do ensino médio. Cada escola fará a inscrição das cinco melhores poesias, previamente selecionadas pelos professores, em cada um dos grupos. Podem se inscrever alunos de outras localidades, preenchendo a ficha de inscrição no site do Simpósio e encaminhando a mesma para o e-mail: neca@dallonder.com.br.

A seleção será feita por uma comissão composta por professor de literatura, escritor, poeta, professor de educação artística e escultor. Eles escolherão os dois melhores trabalhos de cada grupo. O aluno classificado com o primeiro lugar receberá como prêmio uma escultura + hospedagem com a família no Dall’Onder Grande HOTEL. Já o segundo colocado será contemplado com uma hospedagem com a família no Dall’Onder Grande Hotel.

Todos os alunos selecionados em cada instituição de ensino, que encaminharam os trabalhos para a comissão avaliadora, receberão certificados de participação. A entrega da premiação acontecerá na noite de encerramento do III Simpósio Internacional de Esculturas, no dia 09 de novembro de 2014.

Serviço:

III Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves
24 de outubro a 09 de novembro de 2014
Local: Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481, Bento Gonçalves/RS)
Horário de Visitação: Diariamente das 09h às 12h e das 14h às 17h
Entrada Gratuita

Mais informações: https://www.facebook.com/simposioescultoresbentogoncalves
www.simposioescultoresbentogoncalves.com
E-mail: producao1@institutotarcisiomichelon.org
(54) 9125-4930 (54) 9901-7770

Fonte: Diário do Turismo
Foto: Reprodução