Durante a sua segunda apresentação na Robocup 2014, nesta terça-feira (22), os alunos da equipe Apolo da Escola Municipal Apolônio Sales, a única equipe da Paraíba a participar do torneio, mostraram mais uma vez dança e harmonia com os robôs. Foram dois minutos de interação com os seis robôs mostrando estilos de dança que representam diversas culturas: forró, frevo, hip hop e samba.

A apresentação foi acompanhada pelo secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior, que parabenizou a equipe. “Eles procuraram dar um panorama da cultura brasileira, aliando à tecnologia dos robôs. Na minha opinião a equipe foi fantástica. Isso é reflexo do investimento feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em nossas escolas”.

sedec_robocup_robos_foto_deniselima-1

Thales Albuquerque, professor de robótica da equipe Apolo, não segurou a emoção com a apresentação. “As minhas lágrimas são fruto de um trabalho de oito meses, de um trabalho duro. E a gente vê a recompensa no olhar de cada criança. A dedicação de hoje foi extraordinária. Tudo certo”, afirmou.

Ao final da apresentação alegria e vibração, tanto por parte dos alunos quanto pelos professores que trabalharam no projeto. Para a aluna Lurdes Maria Galdino Souza foi um dia de superação. “Ontem eu me machuquei, mas hoje me apresentei junto com os meus amigos e tudo deu certo”, disse com alegria.

A expectativa agora é para o resultado da classificação, que só sai no início da noite desta terça-feira. “Vamos passar o resto do dia ansiosos. O resultado é o que menos importa, a quantidade de números. O importante é saber que esse trabalho mudou a vida de cada um deles”, ressaltou a coordenadora da Robótica Pedagógica nas escolas da Rede Municipal, Sineide Andrade.

sedec_robocup_robos_foto_deniselima-1

Das 12 equipes que se apresentaram na segunda (21) e terça (22), será somado a pontuação de apresentação dos dois dias e apenas seis equipes se classificam para seguir na disputa na quarta-feira (23), na categoria Júnior.

As finais de todas as categorias acontecem na próxima quinta-feira (24), sendo as principais das 9h às 17h e as juniores das 9h às 15h. Os vencedores vão ganhar troféus e a equipe campeã da categoria humanóide AdultSize (tamanho adulto) ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup. Na sexta não haverá competições, apenas workshops para os participantes.

Equipe – A equipe Apolo é formada pelos alunos Letícia Cabral dos Santos, Juliana da Silva do Passo Ramos, Luiza Helena Rodrigues de Amorim, Lurdes Maria Galdino Souza, Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes, Aleff Matheus Henrique Ferreira, Anderson Gabriel Galdino Araújo e Daniel Batista da Silva.